Segunda-feira, Março 4, 2024
Publicite Aquí
InícioSociedade28.167 postos de trabalho foram criados pelo PIIM

28.167 postos de trabalho foram criados pelo PIIM

A implementação dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), desde 2019 até ao primeiro semestre deste ano, permitiu criar 28.167 postos de trabalho, a título temporário, em todas as províncias do país.

A Huíla é a província que conta com maior número de novos postos de trabalho, empregando 5.141 cidadãos, enquanto a Lunda-Sul regista mais 3.025 trabalhadores. 

O relatório de balanço do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), referente aos primeiros seis meses do corrente ano, citado, ontem, pela Angop, refere que a província do Bié conta com 2.973 novos trabalhadores e a capital do país (Luanda) com mais 2.399 empregos. Num universo de 18 províncias, Uíge aparece no quinto lugar, com 2.089 novos postos de trabalho, seguido de Ma-lanje com 1.873. 

Segundo o relatório do Plano de Desenvolvimento, Huambo é a província com menos empregos criados, através do PIIM, no período em análise, registando 199 postos de trabalho. 

Em termos de execução física, até ao primeiro semestre do corrente ano, foram concluídos 174 projectos enquadrados no Programa de Investimentos Públicos e nas Despesas de Apoio ao Desenvolvimento. 

Os projectos, implementados em várias províncias do país, consubstanciam-se na construção de escolas, hospitais, estradas, entre outras infra-estruturas, bem como na criação de vários serviços públicos.
 Além disso, durante os primeiros seis meses deste ano, 1.679 projectos do PIIM entraram em execução, registando um aumento de 705, comparativamente ao período homólogo de 2020. 

No domínio financeiro, foram investidos 212.117,08 milhões de kwanzas, em termos acumulados, para a concretização desses projectos, contra kz 47.665,85 milhões do semestre anterior (2020). 

Em termos globais, foram atribuídas e liquidadas quotas financeiras no valor de kz 145.336,42 milhões para os projectos de âmbito local, nas 18 províncias, de acordo com o relatório de balanço do Plano de Desenvolvimento. 

Aos projectos de âmbito local, adicionam-se, também, 119 planos dos ministérios da Administração do Território, das Obras Públicas e Ordenamento do Território, da Energia e Águas, da Saúde, do Interior, da Educação e dos Transportes. 

Esses projectos de âmbito central foram executados de forma contínua, tendo sido liquidado um valor de kz 65.859.924.989,45. Lançado no dia 27 de Junho de 2019, em Cazombo, província do Moxico, o PIIM tem como objectivo materializar acções de investimento pú-blico, de despesas de apoio ao desenvolvimento e de actividades básicas. 

O PIIM pretende, também, aumentar a autonomia dos 164 municípios de Angola, no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida em todo o território nacional. 

O PIIM engloba os sectores da Educação, Saúde, Transportes, Agricultura, com projectos em execução nos 164 municípios das 18 províncias de Angola.

FOnte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments