Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Publicite Aquí
InícioEconomiaADRA materializa projectos em carteira

ADRA materializa projectos em carteira

O director geral da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), Carlos Cambuta, disse, recentemente, à margem da formação anual em “Desenvolvimento Comunitário” dirigida aos responsáveis das províncias de Luanda, Huíla, Cunene e Huambo, na cidade do Lubango, que a organização está comprometida em cumprir as acções da sua carteira de 20 projectos em curso, avaliados em quatro milhões de dólares.

Segundo disse, as famílias camponesas dos municípios da Cacula, Gambos e Humpata, na província da Huíla, estão a ser incentivadas a apostar na criação de animais de pequeno porte, com o objectivo de criar renda de forma diversificada, devido à seca. Além da produção de animais, explicou, as famílias estão a ser incentivadas também a optar por produtos resistentes à seca, como a mandioca.

“Iniciámos este projecto no município da Cacula, 80 quilómetros à leste da cidade do Lubango e a experiência está a mostrar-nos que em tempo da estiagem e de ausência de produtos alimentares, os animais de pequeno porte, (cabritos, porcos e aves), têm servido como meio de subsistência e de diversificação da economia”, reconheceu, acrescentando que, “esses animais são uma espécie de banco, porque os criadores depois de os vender usam o dinheiro para adquirir outros bens de primeira necessidade”, esclareceu.

Enquanto isso, o coordenador da intervenção municipal da ADRA na Humpata, Cecílio Elindo, informou que mais de 600 famílias camponesas do município da Humpata, província da Huíla, organizadas em 12 associações, estão a dinamizar a actividade agrícola, fruto dos apoios que têm sido prestados pela Direcção Provincial da Agricultura, por intermédio da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) e pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambi-ente (ADRA).

Os camponeses que actuam nas localidades de Onkuluvala, Neves, Bata-Bata e arredores da sede municipal da Humpata, esclareceu a fonte, têm estado a fomentar a produção de milho, repolho, couve, cebola, cenoura, feijão e outros produtos.
Na Humpata, referiu o responsável, a ADRA está a intervir nas quatro comunas do município, com um grupo alvo de 640 membros, dos quais 395 são mulheres.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments