Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Publicite Aquí
InícioNacionalÁgua corrente no Huambo chega a 20 mil habitações

Água corrente no Huambo chega a 20 mil habitações

Um total de 20 mil ligações domiciliares vão ser feitas, pela Empresa Provincial de Águas e Saneamento do Huambo, em diferentes bairros daquela circunscrição, anunciou ontem o presidente do Conselho de Administração (PCA) da instituição.

Adolfo Elias disse que o projecto, financiado pelo Banco Mundial e iniciado em Novembro do ano passado, vai beneficiar os bairros do Santo António, Tinguita, Aviação, Casseque, Belém do Huambo e Dango, arredores do município sede da província.

O PCA da Empresa Provincial de Águas e Saneamento do Huambo assegurou que as ligações vão abranger os bairros da Chiva, Vila Graça, Bomba Alta e Calilongue e a zona da Cuca.
Adolfo Elias salientou que, no caso urbano da cidade, a distribuição de água potável é de 100 por cento. Por isso, as acções da empresa estão viradas para os bairros da periferia, devido à escassez de fornecimento que anda em torno dos 50%.

A situação, disse, tem deixado muitos desses bairros privados de abastecimento de água potável, daí a necessidade da substituição total da conduta, um processo que já está em curso.

O responsável esclareceu que está a assegurar o fornecimento de água, através de duas  centrais de captação, tratamento e distribuição, sendo uma do Cunhoñgamwa, com uma capacidade de 46 mil metros cúbicos, e de Culimahãla, com 1.360.

 Vandalização de condutas

Adolfo Elias denunciou a permanente vandalização e desvio das condutas, por parte das pessoas de má-fé, acções que causam enormes prejuízos financeiros à empresa.
Por outro lado, realçou que cerca de 30 a 40% da água produzida não tem retorno financeiro para a empresa. “Temos um trabalho permanente de luta contra essas situações”.

O PCA da Empresa Provincial de Águas e Saneamento do Huambo sublinhou que, apesar dessas dificuldades funcionais, tem havido alguma consciência do pagamento do consumo a nível da região.

Por exemplo, avançou que a taxa de dívida acumulada dos consumidores ronda os 450 milhões de kwanzas. A empresa tem na sua base de dados mais de 60 mil clientes, mas apenas 40 mil têm estado a honrar, mensalmente, os compromissos de pagamento.

FOnte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments