Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
Publicite Aquí
InícioPolíticaAngola e Botswana reforçam cooperação

Angola e Botswana reforçam cooperação

O Presidente da República, João Lourenço, tem, hoje, um encontro com o homólogo do Botswana, Mok-gweetsi Masisi, que iniciou, ontem, uma visita de trabalho de dois dias a Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

O Chefe de Estado tswanês chegou no final da tarde de ontem a Luanda, tendo sido recebido no Aeroporto 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António. Mokgweetsi Masisi volta a Angola cerca de dois anos depois. O Presidente do Botswana esteve pela última vez, em Luanda, em Agosto de 2019, quando, com o ho-mólogo angolano, abordou a possibilidade da criação de uma Comissão Bilateral de Cooperação, para dar corpo às relações diplomáticas entre os dois países, que carecem de dinamização, apesar de existirem desde 1975 e vigorar, desde 2006, um Acordo Geral de Cooperação.

No termo daquela visita, Mokgweetsi Masisi mostrou-se satisfeito, com o homólogo angolano, por ter sido abordada esta questão que considerou fundamental para os passos que se pretendem dar à cooperação com Angola. “Estou muito satisfeito por ter abordado com o Presidente João Lourenço a necessidade de criação da comissão bilateral”, disse, na ocasião, em declarações à imprensa.

Masisi disse, ainda, ter discutido com João Lourenço uma série de questões que têm a ver com a cooperação bilateral entre os dois países. Acrescentou que, durante o encontro de pouco mais de duas horas, foi possível passar em revista o estado da cooperação.

Em Março deste ano, os Vice-Presidentes de Angola, Bornito de Sousa, e do Bot-swana, Slumber Tsogwane, tiveram uma conversa telefónica, durante a qual foram abordados assuntos ligados à Covid-19 e às perspectivas de cooperação no sector do Tu-rismo. No diálogo, de cerca de 15 minutos, os homólogos trocaram, igualmente, impressões sobre questões da actualidade e de interesse comum.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments