Domingo, Janeiro 29, 2023
Publicite Aquí
InícioDesportoCastigos marcam etapa do torneio de ciclismo

Castigos marcam etapa do torneio de ciclismo

A 10ª etapa do Torneio Orped/BCI em ciclismo, disputada no final de semana, na centralidade do Sequele e na Cidade do Kilamba, foi marcada por penalizações e anulação da corrida das categorias de feminino, juvenil e cadete, facto que instalou um clima de descontentamento no seio das equipas participantes.

A contrariedade registou-se domingo, no circuito fechado de 85 kms, disputado no Kilamba, a “meca” da modalidade em Angola. O pelotão de elite do BAI Sicasal Petro (BSP), equipa detentora da hegemonia, colocou no corta-vento (vácuo) os atletas das categorias referenciadas, cuja prova teve apenas 30 kms. Ouvido o colégio de comissários, a organização anulou a corrida dos mais novos e das mulheres.

Outra situação que continua a agitar as águas entre as equipas é a ajuda dada por Dário António, Bruno Araújo e Mário de Carvalho “Moreno”, todos do BSP, a Márcio Gourgel, master 40 da Tchaco Cycling Team. Os adversários, sobretudo os Amadores do Cicloturismo (ACT), contestam a não aplicação do castigo previsto no sexto ponto da tabela de penalizações da Orped Angola, que prevê expulsão e multa no valor de 100 mil kwanzas, no caso de “fraude, tentativa de fraude, conluio entre ciclistas de equipas diferentes”. 

Os elites tricolores perderam 100 pontos cada um, no ranking do torneio, enquanto a referência da Tchaco viu subtraídos 50 pontos, medida considerada protectora pelos ACT, a maior família da modalidade, por beneficiar o infractor. A organização anunciou há dias o adiamento da 11º etapa, agendada para domingo, até que fiquem esclarecidas as alegadas violações às regras de competição no contexto da pandemia.  

O torneio é liderado pelo BAI Sicasal Petro, seguido pelos ACT. A Jair Transportes de Benguela ocupa a terceira posição da classificação da prova que regista o crescimento da Tchaco, Kambas do Pedal de Luanda, Kambas da Bicicleta e Rádio Vial, com o Centro de Ciclismo da Cidade do Kilamba, coordenado por Jaime Graça, em destaque na formação e descoberta de talentos.  

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments