Sábado, Janeiro 28, 2023
Publicite Aquí
InícioSociedadeCentenas de cidadãos tentam violar a fronteira

Centenas de cidadãos tentam violar a fronteira

Pelo menos 200 cidadãos angolanos e namibianos tentam, todos os dias, atravessar irregularmente a fronteira entre os dois países, apesar de encerrada como medida de prevenção contra o alastramento da Covid-19.

Segundo um relatório da Polícia de Guarda Fronteira, durante o segundo trimestre do corrente ano foram registadas 1.478 violações da fronteira, mais 614 em relação ao período anterior.
Durante o período em referência, foram interpelados 4.945 cidadãos, sendo 4.620 nacionais e 325 estrangeiros, quando tentavam transpor a fronteira no sentido Angola/Namíbia e vice-versa.

Segundo o comandante provincial da Polícia, subcomissário João Paiva, a fronteira apresenta vulnerabilidades devido à insuficiência de meios de trabalho.
Disse que Cunene partilha uma fronteira de 460 quilómetros com a República da Namíbia, 340 dos quais terrestres, com apenas 20 quilómetros de arame e marcos de dez em dez quilómetros, o que dificulta a fiscalização.

João Paiva realçou que ac-tualmente existe um reforço do efectivo da Polícia de Guarda Fronteira e da Ordem Pública, no sentido de se reduzir o fluxo de imigrantes ilegais.
Avançou que os cidadãos nacionais que violam a fronteira vão à procura de bens e serviços. Outro factor, prende-se com o regresso de muitos cidadãos nacionais, sobretudo jovens, que trabalhavam em fazendas na Namíbia, devido ao agravamento da Covid-19 no país vizinho.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments