Domingo, Janeiro 29, 2023
Publicite Aquí
InícioEconomiaChineses atraídos pelo BCI e ENSA

Chineses atraídos pelo BCI e ENSA

Empresários chineses mostraram interesse nos processos de privatização do BCI e da ENSA, indagando a respeito os representantes institucionais angolanos que, ontem, participaram na apresentação do Programa de Privatizações (Propriv) à comunidade empresarial daquele país.

De acordo com informações obtidas pelo Jornal de Angola, empresários chineses que participaram no encontro, realizado por videoconferência da plataforma Zoom,  quiseram ouvir mais sobre o modelo de alienação do capital das duas empresas e se estão previstos incentivos fiscais para o processo, em geral, bem como para o que diz respeito à Bolsa da Dívida e Valores de Angola (Bodiva).

Outros focos estão relacionados com eventuais limites na formação de empresas de capitais mistos em sectores como o do petróleo e gás, tal como, depois de revelada a lista de empresas listadas para o Propriv, que outras empresas podem ainda ser incluídas.

No encontro de mais de três horas, organizado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) com a participação de cerca de 100 representantes empresariais chineses,  a ministra das Finanças, Vera Daves, e o embaixador da China, Gong Tao, concordaram quanto à prevalência de sólidas trocas comerciais entre os dois países.

A ministra das Finanças lembrou que relações entre dos dois países “são mutuamente reconhecidas como muito positivas há duas décadas”, considerando “estratégica” a cooperação estabelecida entre Angola e a China nos domínio das relações comerciais, financeiras e económicas.

O embaixador da China realçou a apresentação do Propriv aos investidores chineses, manifestando o interesse do Governo do seu país de continuar a cooperar com Angola e de apoiar a comunidade empresarial chinesa no nosso país.

O administrador executivo do IGAPE Augusto Kalikamala, o presidente do Conselho de Administração da Bodiva, Walter Pacheco, bem como os representantes da Sonangol Alexandre Santos e Daniela Matos, apresentaram aspectos do programa aos empresários chineses.

É de realçar que o IGAPE está empenhado num ciclo de apresentações do Propriv iniciado a 28 de Julho com os investidores portugueses, estando previstas outras quatro reuniões até ao final do ano, com investidores dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments