Sexta-feira, Março 29, 2024
Publicite Aquí
InícioOpniãoDom Afonso Nunes, a personalidade escolhida por Deus - Monteiro Capunga

Dom Afonso Nunes, a personalidade escolhida por Deus – Monteiro Capunga

O que mais se espera dos profissionais da comunicação social é que abordem sempre os assuntos com a verdade, sendo este um dos princípios basilares para que as pessoas sejam convenientemente informadas.

Fonte: Club-k.net

Este princípio foi gravemente violado pelo Semanário AngolaMagazine, na sua edição de 12 de Setembro de 2020, numa abordagem que faz sobre o líder espiritual da Igreja Tocoista, sua santidade Dom Afonso Nunes, e a própria Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo No Mundo.

Depois do desaparecimento físico do nosso fundador e líder espiritual, o profeta Simão Gonçalves Toco, a igreja Tocoista atravessou momentos difíceis. Aliás, é o que acontece sempre quando se perde uma figura incontornável de tal dimensão, independentemente de qual seja a organização.

A escolha do actual líder espiritual, Dom Afonso Nunes, a quem todos confessamos, respeitamos e reconhecemos a idoneidade espíritual e real da existência e revestimento espíritual no corpo do pai e bispo, veio colmatar este vazio e devolver a luz que pensávamos ter perdido na plenitude.

É assim que a a igreja Tocoista continua a ser uma fonte de luz, com uma forte força espíritual e tem demonstrado, cada vez mais, grande idoneidade que podem ser reconhecidas a nível nacional e internacional pela dimensão dos projectos que tem feito pelo mundo, principalmente naqueles países em que está representado no continente americano, asiático e noutros pontos.


Não temos dúvidas de que o bispo Afonso Nunes é mesmo uma personagem escolhida por Deus.
Eu, Monteiro Pinto Capunga, tenho falado com inúmeros líderes religiosos e várias personalidades idóneas que dizem reconhecer não só a idoneidade do bispo Afonso Nunes como também a sua capacidade de liderança enquanto líder espiritual.

Pelo que conhecimento que tenho, posso garantir que a igreja Tocoista, de que sou membro há vários anos, nunca recebeu qualquer valor da Sonangol.

O antigo Presidente José Eduardo dos Santos sempre teve uma grande estima pelo líder espíritual da igreja Tocoista pela sua verticalidade, transparência humildade e frontalidade. Foram estas qualidades que fizeram com que Dom Afonso Nunes fossem sempre bem visto pelo ex-Chefe de Estado, com quem teve a oportunidade de privar inúmeras vezes, a ponto deste nutrir por ele uma considerável admiração.


No leque das inverdades que o referido jornal traz, gostaria também de me referir à suposta doação de cem milhões de Kwanzas. Só quem não conhece as dificuldades por que passam os governos provinciais pode lançar estas informações ao público. Se os próprios governos provinciais nem gozam de autonomia, em que parte do Orçamento que lhes cabe iriam tirar tão elevada quantia?

Por conseguinte, mesmo que José Eduardo tivesse dado apoios à Igreja Tocoista, isso não pode ser considerado como uma heresia, mas sim um direito, à semelhança dos vários que o Estado deu a outras denominações religiosas que todos nós conhecemos.


A sociedade angolana teria melhores resultados se, tal como beneficiam algumas organizações de partes significativas do Orçamento Geral do Estado, este dinheiro fossem canalizado para as igrejas que anualmente constroem escolas, centros médicos, apoiam na alfabetização e até na promoção de actividades que visam retirar muitos angolanos da situação crítica em que vivemos.


Mesmo sem apoios significativos do Estado, como se tenta fazer crer, muitas igrejas acabam por contribuir mais para a dignificação dos angolanos desde os tempos mais remotos, incluindo no próprio processo que nos levou à independência .


O líder da igreja Tocoista, Bispo Dom Afonso Nunes, nem tem conta bancária pessoal como se pretende levar erradamente ao conhecimento da sociedade, em que supostamente receba apoios. Ele não assina em nenhuma conta bancária da igreja.


Como membro, posso afirmar que a igreja Tocoista vive dos poucos apoios feitos pelos seus próprios membros.


Existiram três correntes reconhecidas após o desaparecimento físico do profeta e fundador, mas todas elas foram subscritoras e reconheceram a liderança do Bispo Dom Afonso Nunes. Permitindo com que nos uníssemos todos como uma igreja espíritual Tocoista.


Seja quais forem os motivos que estejam por traz da publicação de uma matéria, seja ela de índole econômica ou até mesmo outra, é necessário que se investigue bem as informações, pautando-se inclusive pelo contrário, uma das pedras basilares do jornalismo. Só desta forma uma informação e o órgão que a publica serão dignas do mesmo nome e obter alguma credibilidade.


Os governadores províncias sempre trataram bem do nosso Pai quando se desloca ao interior em trabalho. As suas capacidades e qualidades enquanto líder espiritual têm sido realçadas por todos os cantos deste país em que passa.

A igreja Tocoista, fundada pelo Simão Gonçalves Toco, é única e tem a sua sede no Bairro Golfe, em Luanda. É dirigido superiormente pelo personificado Dom Afonso Nunes.

Infelizmente, ainda existem alguns irmãos que têm vergonha de se juntar ao bispo, por razões que bem conhecem e o facto de terem andado a denegri-lo em vários locais, algumas vezes recorrendo à mentira e até matérias inventadas. É por isso que o ‘jissuni’ está a lhes matar.


Mas, a luta do Pai tem sido pedir constantemente o regresso dos filhos Tocoistas, para aumentarem não só o número de fiéis da própria igreja como também ajudarem na consolidação da sua obra.


A mesma admiração que José Eduardo dos Santos tem pelo líder espíritual da igreja Tocoista, Dom Afonso Nunes, também se pode ver hoje no actual Presidente da República, General João Lourenço.


Enquanto tocoista sinto-me lesado pelas informações falsas e as manobras que vão sendo utilizadas para se querer atingir a nossa Igreja e o seu líder espiritual. Não é verdade o que se escreveu e posso afirmar que 99% do que se diz sobre o bispo Dom Afonso Nunes é falso. E do nosso lado não poderíamos consentir e nos calar perante tantas inverdades sobre uma pessoa que merece todo o nosso respeito e admiração.

Atenciosamente

Obrigado
Monteiro Pinto Capunga

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments