Sábado, Janeiro 28, 2023
Publicite Aquí
InícioCulturaEmbaixadora americana visita património histórico

Embaixadora americana visita património histórico

Uma em cada quatro pessoas escravizadas que chegaram aos Estados Unidos da América vieram de Angola, por isso se coloca a necessidade de se compreender melhor a trajectória percorrida para chegar à América, disse, ontem, em Massangano, município de Cambambe, Cuanza-Norte a embaixadora norte-americana em Angola.

Nina Fite fez tais revelações quando visitava monumentos  situados na zona residencial da barragem hidroeléctrica de Cambambe e na comuna de Massangano. Sublinhou que  a embaixada dos Estados Unidos pretende cooperar com o Governo angolano para entender e poder explicar melhor  aos americanos descendentes de Angola as suas raízes.

“Estamos já em conversa com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente porque, para nós, existe um nexo de cultura e turismo. Primeiro porque são americanos de descendência africana que pretendem conhecer de onde vêm, então isso tem valor histórico. Segundo, porque o próprio angolano deve  compreender melhor a nossa história e   como podemos agir no futuro”, disse.

A delegação encabeçada por Nina Fite começou a visita no Forte de Cambambe, uma missão da Igreja Católica, erguida no século XVII e frequentada por cidadão oriundos de diversos pontos do país. Erguido de pedra e cimento em 1690, o Forte foi classificado Património Histórico-cultural, através da Portaria nº 67-B, de 30 de Maio de 1923.

De acordo com o director do Gabinete Municipal de Cambambe da Cultura, Genilson Sumucanda, Cambambe perdeu protagonismo quando se transferiu o poder económico e político para a actual cidade do Dondo.

A diplomata foi, a seguir, à Massangano, localidade que se tornou capital provisória de Angola, durante o período que Luanda se encontrava ocupada por forças militares holandesas. Daquela localidade ainda sobrevivem ruínas da antiga câmara municipal, palácio do governador, tribunal e a comarca, todas do século XVI.

A infra-estrutura melhor conservada é a Igreja da Nossa Senhora das Vitórias, de tipo gótico, erguida no século XVI pelo navegador português Paulo Dias de Novais. Visitou-se, também, a praça onde partiam os angolanos deportados para diversas partes do Mundo.

A deslocação a Cambambe foi a segunda de Nina Feti ao Cuanza-Norte. Na primeira, a embaixadora visitou a nova fábrica de têxteis “Satec” e ao horto botânico do Quilombo, conhecido local pela existência de uma estação de investigação agronómica e valor turístico. A embaixadora disse que Quilombo é um bom lugar turístico mas, precisa de mais investimentos.

Foi a aldeia de Cambungo, municipalidade do Lucala (36 quilómetros de Ndalatando), onde, revelou, que o Governo americano disponibilizou um milhão de dólares para apoiar um projecto que visa remover as barreiras ao empoderamento das mulheres rurais.

Sublinhou que o investimento prevê o aumento da produção agrícola, treinamento, apoio prático e aperfeiçoamento das técnicas de cultivo, conservação dos mantimentos, melhoria da segurança alimentar e geração de excedentes para venda.

Constam, também, das intenções a implementação de sistema de educação de adultos, conhecimento e a capacidade para assegurar os direitos das mulheres à terra, resolução de conflitos e sensibilização das jovens para obtenção de instrumentos básicos para uma cidadania.

Prevê-se a sensibilização sobre saúde sexual e reprodutiva, nutrição, água e saneamento, assim como a  gravação de programas em línguas nacionais para programas de rádios comunitárias, com abrangência a todos municípios.

O projecto de empoderamento das mulheres conta com o patrocínio de instituições como USAID, ENI, Grupo Simples, Exxon Mobil e a Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), a ser desenvolvido em oito municípios, designadamente, Lucala e Cazengo (Cuanza-Norte), Quibala (Cuanza-Sul), Belas e Icolo e Bengo (Luanda), Gambos (Huíla) e Bibala (Namibe).

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments