A ministra da Saúde, afirmou, em Moçâmedes, que o Namibe, sempre foi uma referência à nível nacional em cuidados primários de saúde, tendo mostrado satisfação com as infra-estruturas físicas do sector.
Silvia Lutucuta que no final de semana esteve em visita de trabalho na província, ficou, igualmente, satisfeita com a parte ligada à logística dos medicamentos onde, disse haver um controlo e sensibilidade destes fármacos dos doentes internados, seguidos em consultas.
A ministra elogiou os trabalhos dos técnicos locais do sector, por entender que, embora haja sempre um outro desafio que faz parte da conjuntura, “têm sido um exemplo”.
Outro “bom” exemplo dos guerreiros da Saúde na província”, segundo a governante, tem a ver também com o apoio e dedicação com os cuidados primários da saúde.
“Vamos olhar para a província como um exemplo”, elogiou, acrescentando que, nesta interacção inter-provincial, “acreditamos que vamos conseguir dinamizar outros locais mais desafiantes”.
Sílvia Lutucuta considerou positivo o trabalho que efectuou, em dois dias, no Namibe, e realçou ser sempre bom que as entidades máximas do sector visitem uma província, com vista a fazer uma avaliação profunda da implementação do Plano Sectorial do Desenvolvimento Nacional, consubstanciado na avaliação dos indicadores de saúde e como é que anda a qualidade da prestação de serviço, as infra-estruturas, os recursos humanos e outros desafios que o sector enfrenta.
O governador provincial, Archer Mangueira, enfatizou que a ida da titular da pasta da Saúde ao Namibe serviu para acrescentar mais motivação aos profissionais da classe.
Fonte:JA