Sexta-feira, Março 29, 2024
Publicite Aquí
InícioPolítica“Escola de Referência” lançada em Malanje

“Escola de Referência” lançada em Malanje

O projecto de criação de “Escolas de Referência” foi lançado, esta quinta-feira (18), na província de Malanje, em acto realizado no Instituto Médio Agrário do Quéssua.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, que procedeu ao lançamento do projecto, referiu que o mesmo se enquadra no âmbito dos vários programas que visam a melhoria da qualidade do ensino, à luz do Plano de Desenvolvimento  Nacional(PDN) 2018-2022.

Luísa Grilo frisou que, com o Programa Nacional de Formação, o Executivo pretende garantir que, de acordo com às necessidades qualitativas do sistema educativo, as funções docentes na educação pré escolar, no ensino primário e em cada disciplina do primeiro e segundo ciclo de ensino secundário, técnico, profissional e pedagógico sejam asseguradas em cada província por professores qualificados.

Sublinhou que, além disso, também está em causa o bom desempenho dos professores e formadores qualificados para alcançar a aprendizagem significativa dos alunos. Explicou que a qualidade de aprendizagem não depende apenas da qualificação dos professores, pois existem outras variáveis que precisam de ser consideradas.

Entre as qualidades, a ministra apontou o rácio professor- aluno, a quantidade e qualidade dos recursos educativos, com destaque para a disponibilidade de salas de aulas em quantidade e qualidade desejável.

Neste sentido, prosseguiu, o Executivo tem realizado acção concreta no aumento de salas de aula, agora com cerca de 29 por cento, para a educação pré -escolar, ensino primário e secundário, num total de 97.684 salas de aula em 2017, 167 outras em 2020.

Tais salas, de acordo com Luísa Grilo, permitiram o acesso de mais de três milhões de crianças no sistema de ensino, saindo dos 10 milhões em 2017 para mais de 13 milhões matriculados no presente ano lectivo.
O país conta agora com mais de 230 mil professores, fruto dos últimos enquadramentos realizados pelo Executivo.

“Com o aumento dos alunos matriculados, colocamos aqui um grande desafio para a melhoria da qualidade da educação e do ensino e alcançar os melhores resultados no domínio do ensino técnico, tecnológico e cultural”, disse.
Por sua vez, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos Kwata Kanawa, saudou o lançamento das “Escolas de Referências”, um projecto que vai permitir a melhoria do processo de ensino no país e, em particular, na província.

Já o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, disse que a nível da província existem escolas desde o ensino primário, 1º ciclo, bem como ensino secundário.
Há um conjunto de escolas que estão em fase de reabilitação, para permitir a inserção de mais crianças no sistema de ensino.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments