Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Publicite Aquí
InícioPolíticaEx-administrador está detido por peculato

Ex-administrador está detido por peculato

O ex-administrador do município do Chitembo, província do Bié, Daniel Chilungua, encontra-se detido, desde quinta-feira, na comarca do Cuito, por indícios da prática de crime de peculato.

De acordo com uma nota da Procuradoria-Geral da República junto dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), a que a Angop teve, ontem, acesso, o antigo  gestor está a ser acusado de má gestão do erário durante o período que dirigiu o município, de 2009 a 2019. De 57 anos, Daniel Chilungua é professor de profissão.A PGR no Bié divulgou, recentemente, a existência de 15 processos de peculato e branqueamento de capitais, envolvendo gestores públicos na província.
18 processos no Namibe

Ao todo, 18 processos-crime de peculato encontram-se em fase de instrução preparatória na província do Namibe, informou, ontem, o procurador-geral adjunto da República e coordenador da Região Judiciária Sul. Hernani Beira Grande, que falava na apresentação de tês novos magistrados do Ministério Público, disse que um outro processo está já em juízo. Os processos de combate à corrupção, sublinhou, decorrem com a celeridade que se impõe.

 Os magistrados do Ministério Público apresentados são Arminda da Costa, Eduarda Gaspar e José Morais da Costa, que se juntaram aos 12 procuradores já existentes. Os três foram distribuídos por cinco municípios, tendo prometido empenho para maior celeridade dos processos-crime.O governador do Namibe, Archer Mangueira, apelou aos novos magistrados a serem verdadeiros intérpretes da lei, para uma aplicação justa e célere. “No exercício dessas novas e nobres funções façam tudo para que cada cidadão se sinta protegido pela lei”, exortou.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments