Quarta-feira, Novembro 29, 2023
Publicite Aquí
InícioSociedadeFamílias vítimas da seca com apoio garantido

Famílias vítimas da seca com apoio garantido

Pelo menos 180 toneladas de bens de primeira necessidade, das mais de 1.070 recolhidas no âmbito da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”, chegaram, sábado, à cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, para apoiar cerca de 25 mil famílias afectadas pela estiagem, inundações e praga de gafanhotos.

Do donativo constam bens alimentares não perecíveis, vestuário, calçado, brinquedos e material de biossegurança contra a pandemia da Covid-19.

Os meios, que foram transportados por quatro camiões com contentores de 45 pés cada, serão distribuídos às famílias que enfrentam muitas dificuldades, devido à falta de alimentos, provocada pela estiagem, inundações e praga de gafanhotos, nos nove municípios da província do Cuando Cubango.

Em declarações à imprensa, Letícia Malungo, uma das embaixadoras da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”, disse que, numa primeira fase, o donativo será distribuído às populações dos municípios mais afectados, nomeadamente Menongue, Cuito Cuanavale, Cuchi, Ma-vinga e Rivungo.

“Vamos trabalhar com o Governo da Província e as Cáritas para melhor identificar as pessoas mais carenciadas”, disse.
Letícia Malungo fez saber que o projecto “Abraço Solidário – Somos Angola” prevê realizar anualmente recolha de donativos, para apoiar as populações mais necessitadas.

Realçou que a campanha “Abraço Solidário – Somos Angola” tornou-se uma marca a nível do país, pela abrangência que teve. Agradeceu, por este facto, a todos os angolanos e não só que doaram bens para apoiar as vítimas da seca, inundações e praga de gafanhotos no Sul do país.

O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, agradeceu o gesto da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”, tendo em vista que a mesma vai ajudar a minimizar a falta de alimentos que milhares de pessoas na região enfrenta.
Julio Bessa garantiu que o governo local vai prestar todo o apoio, principalmente em camiões, para que o donativo possa chegar em todos os municípios da província.

Na sexta-feira foram distribuídos 22 toneladas de bens de primeira necessidade aos membros da comunidade Khoisan, na localidade do Mbundo e de Kavanga, recolhidas no Cuando Cubango, no âmbito da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”.

De referir que o projecto “Abraço Solidário – Somos Angola” arrecadou, nos últimos três meses, mais de 1.070 toneladas de bens diversos, para apoiar acima de 400 mil famílias afectadas pela seca, nas províncias do Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango. 

Segundo o coordenador para a área de Logística da campanha promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Ikuma Bamba, 13 camiões, com 500 toneladas, partiram de Luanda, na semana finda, em direcção às zonas afectadas. A primeira fase de distribuição dos produtos, referiu, começou sábado e termina hoje e a segunda fase decorre a partir de quinta-feira até ao próximo dia 17.

Além de comida, foram arrecadados medicamentos, roupa e produtos de higiene e de biossegurança.
O director-geral das Caritas de Angola, José Quintas, encarregue de fazer o mapeamento das zonas afectadas, disse que estão cadastradas mais de 400 mil famílias.

Segundo José Quintas, a província do Cuando Cubango lidera os indicadores de famílias afectadas, razão pela qual vai receber 40 por cento do total de produtos arrecadados, seguida pelo Cunene, com 30 por cento, e pelas províncias da Huíla e do Namibe, com 15 por cento cada.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments