Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Publicite Aquí
InícioCulturaFiguras do Leste querem refazer História do povo Lunda Tchokwe

Figuras do Leste querem refazer História do povo Lunda Tchokwe

O gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda-Norte pretende refazer a História do povo Lunda Tchokwe e aparentados, corrigindo erros da sua origem.

A intenção foi expressa no final de um fórum inter-provincial, realizado na semana passada, no Dundo, que juntou historiadores, investigadores, autoridades tradicionais, académicos, entre outras figuras do leste de Angola.
O fórum, que é uma antecâmara de uma futura conferência internacional que juntará antropólogos, sociólogos, cientistas, pesquisadores e académicos nacionais e internacionais, abordou a história e historiografia dos povos da Lunda, território Lunda- origem, expansão e relações de parentesco, hábitos, usos e costumes dos povos lunda-cokwe, penetração europeia na Lunda e cristianismo na Lunda.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda Norte, José Pinto, o objectivo do fórum é encontrar um contexto histórico para que seja reconstruída a história do povo Lunda Tcokwe.
Pretende-se, segundo o responsável, encontrar as fontes primárias e orais, ainda em vida, para se criar um espaço de intercâmbio para que a historiografia no percurso da região da Lunda seja um facto real e “corrigir as lacunas da história escrita pelos europeus”.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments