Domingo, Dezembro 3, 2023
Publicite Aquí
InícioSociedadeFundo Global disponibiliza mais de 80 milhões de USD

Fundo Global disponibiliza mais de 80 milhões de USD

Mais de 80 milhões de dólares foram disponibilizados pelo Fundo Global para ajudar no combate à malária, tuberculose e VIH/Sida em Angola, disse, ontem, em Luanda, o representante da ONU/SIDA.

Michel Kouakou, que falava durante a abertura do workshop nacional sobre saúde comunitária em Angola, acrescentou que o financiamento servirá para apoio técnico, laboratorial, aquisição de medicamentos, bem como resolução de problemas sanitários nas comunidades. 

O financiamento, referiu, foi concedido no passado dia 1 e, durante três anos, será aplicado nas províncias de Benguela e Cuanza-Sul, com o objectivo de expandir o diagnóstico, os testes e o tratamento.

Segundo Michel Kouakou, como parceiro do Estado, a ONU/SIDA está preocupada com as doenças comunitárias, nessa fase difícil da pandemia da Covid-19, havendo a necessidade de se consciencializar a sociedade sobre questões sanitárias.

O presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO), António Coelho, responsável pela realização do workshop, disse que o evento, sob o lema “O impacto da Covid-19 na saúde comunitária em Angola”, vai durar três dias. 

António Coelho sublinhou que o encontro pretende analisar o actual momento da saúde comunitária em Angola em tempos de Covid-19 e encontrar caminhos para dar resposta aos principais constrangimentos identificados. 

  O responsável referiu que o país vive momentos difíceis relacionados com o aumento de casos e morte provocados pela malária, tuberculose, VIH/SIDA e Covid-19 e que a saúde comunitária busca a resolução dos problemas que influenciam a vida das pessoas num contexto geográfico, social e familiar. 

O workshop conta com cerca de 50 participantes das 18 províncias, entre os quais representantes da sociedade civil e actores chave na abordagem da saúde comunitária em Angola.  
Para a realização do encontro, a ANASO contou com o financiamento da WVISION e apoio do Governo de Angola, do Sistema das Nações Unidas e de organizações nacionais e internacionais.

A sessão de abertura contou com a presença de Lúcia Furtado, representante da ministra da Saúde, que referiu que o Governo, através do Instituto Nacional de Luta contra o SIDA, tem como prioridade a conclusão das metas que visam combater e evitar a propagação da malária, tuberculose e VIH/Sida.
Lúcia Furtado acrescentou que o encontro surge para melhorar a qualidade de vida das populações nas comunidades. 

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments