Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Publicite Aquí
InícioSociedadeGestão sustentável de terra é abordada em seminário

Gestão sustentável de terra é abordada em seminário

Pequenos agricultores e exploradores florestais foram incentivados, em Cabinda, no sentido de adoptarem práticas ambientais sustentáveis e de gestão de terras.

O incentivo foi feito, sexta-feira, pelo coordenador do projecto ”Integração das alterações climáticas na gestão ambiental e uso sustentável da terra”, Luís Constantino, acrescentando que espera-se do grupo acima citado maior protecção dos ecossistemas e respeito escrupuloso às medidas de adaptação às alterações climáticas.

Afirmou que o projecto “Integração das alterações climáticas na gestão ambiental e uso sustentável da terra” é de abrangência nacional e vai durar três anos, tendo sido já, além de Cabina, apresentado nas províncias do Cuando Cubango, Huambo e Namibe.

O projecto, referiu, conta com parceria da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com orçamento total do Fundo Global do Ambiente de 4.416,000 dólares.  
Na província de Cabinda, disse, o projecto vai ser implementado na localidade de São Vicente, no quadro da plataforma agro-ecológica, para a disseminação, em larga escala, da tecnologia e boas práticas agrícolas e ambientais.

Acrescentou que o projecto foi identificado e desenhado especificamente para abordar os impactos negativos da viabilidade climática e eventos extremos que representam para o sector agrícola rural, sistemas naturais e meios de subsistência. 

Luís Constantino afirmou que o projecto vai introduzir técnicas de adaptação às alterações climáticas e boas práticas de gestão sustentável de terras, incluindo sistemas agro-florestais e gestão de queimadas, bem como criar as condições necessárias para melhorar os meios de subsistência das populações rurais.

Ao intervir na sessão de abertura do seminário, o vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel de Oliveira, defendeu a necessidade de o homem, no âmbito das suas actividades que visam suprir as necessidades, respeitar as regras ambientais. Acrescentou que, o facto de o conceito de sustentabilidade estar directamente relacionado ao desenvolvimento económico e material, o homem, como seu principal actor, tem o dever de usar os recursos naturais de forma inteligente, para que se mantenham.

Arsénia Manuel | Cabinda

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments