Sábado, Dezembro 10, 2022
Publicite Aquí
InícioPolíticaHá mais de oito meses presos só agora UNITA vai ver de...

Há mais de oito meses presos só agora UNITA vai ver de perto situação de Luther Campos e Tá Nice Neutro

Deputados da UNITA manifestaram-se nesta terça-feira (27), preocupados com o estado de saúde e a morosidade processual dos ativistas “Luther King” e “Ta Nice Neutro”, detidos há mais de oito meses, e anunciaram uma visita de constatação na sexta-feira.

A preocupação foi abordada num encontro entre o advogado dos ativistas e deputados da UNITA. “O que mais preocupa os advogados e a nós é o estado de saúde dos dois, ambos são doentes, um tem problema de visão que se vai agravando”, disse deputado Nelito Ekuikui.

“O partido também, por via do grupo parlamentar, vai junto das autoridades ver o que se passa e ir lá constatar”, salientou Ekuikui, que confirmou que uma delegação de deputados da UNITA vai visitar, na sexta-feira, ambos os ativistas, detidos no Hospital Prisão São Paulo, em Luanda.

Luther King” é um conhecido ativista angolano, bastante interventivo nas redes sociais, onde partilhava vídeos da sua participação em manifestações contra as condições socioeconómicas do país.

O ativista é acusado de rebelião e resistência contra funcionário, sendo que, explicou o seu advogado, os outros cinco de que vinha sendo acusado “caíram por terra”.

Luther Campo

“Ficaram dois [crimes] e a defesa vai prosseguir com o mesmo caminho que é de mostrar ao tribunal que sobre as acusações que o Ministério Público (MP) quer defender em sede de julgamento nada tem que ver com o caráter e os atos que o arguido praticou”, realçou.

“E, portanto, o processo penal tem regras, que são claras e objetivas e merecem ser sustentadas com provas e não especulações”, observou Francisco Muteka.

A defesa “tem aqui a mesma convicção de que o arguido Luther Campos será absolvido pelo facto de a acusação não ter requisitos sustentáveis para que se possa levar à uma condenação”, assinalou.

O advogado acrescentou que ainda não há data para o início do julgamento, mas admitiu que “pode acontecer nos próximos dias”.

C/VOA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments