Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Publicite Aquí
InícioPolíticaJapão mantém apoio a acções de desminagem

Japão mantém apoio a acções de desminagem

O Japão vai continuar a apoiar os esforços do Governo angolano para retirar os engenhos explosivos e objectos não detonados, como premissa para o desenvolvimento social e económico do país, garantiu, ontem, no Sumbe, o embaixador daquele país, Jiro Maruhashi.

O diplomata, que falava no termo da audiência que lhe foi concedida pelo governador da província, Job Capapinha, ressaltou que a desminagem “é um processo complexo que exige muitos esforços humanos e financeiros”.

Informou que o Japão desembolsou, de Abril de 2020 a Março deste ano, um milhão e 800 mil dólares para a Associação de Profissionais Angolanos de Acção contra as Minas (Apacominas) e 200 mil dólares para uma ONG de origem Belga, cujos valores serviram para desenvolver acções de remoção de minas e engenhos não detonados nos municípios da Cela, Amboim, Ebo e Porto-Amboim, no Cuanza-Sul.

Jiro Maruhashi, que fez uma avaliação positiva do andamento do processo de desminagem na província, encorajou os intervenientes a envidarem esforços para a continuidade das tarefas de desminagem.

“Angola é um país promissor e, para isso, deve desenvolver acções de desminagem para criar condições para dinamizar a actividade produtiva que satisfaça o bem-estar das populações”, disse.

As operações de desminagem na província do Cuanza-Sul são efectuadas por seis operadores públicas e outras humanitárias.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments