Sábado, Janeiro 28, 2023
Publicite Aquí
InícioSociedadeLaboratório do Dundo precisa de 5 milhões de kwanzas para suprir necessidades...

Laboratório do Dundo precisa de 5 milhões de kwanzas para suprir necessidades diárias

O Laboratório Regional de Biologia Molecular do Dundo, que atende as Províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico para os testes da Covid-19, precisa de um orçamento mensal de cinco milhões de kwanzas para suportar as despesas diárias.

A informação foi  avançada esta terça-feira, (22), no Dundo pelo responsável da referida unidade,  Matuzeyi Babela , no final de uma visita efectuada pelo governador provincial  da Lunda Norte, Ernesto Muangala.

Apesar das receitas arrecadas por via da comparticipação dos cidadãos para efeitos de viagem, o Laboratório enfrenta dificuldades, sete meses depois da entrada em funcionamento. 

Matuzeyi Babela  disse que  as receitas mensais arrecadadas pelo laboratório,  rondam os 10 milhões de kwanzas.  “Os testes são comparticipados, mas os montantes vão directamente para a Conta Única do Tesouro  (CUT)”, garantiu.

Utilidade do valor

O responsável  explicou que o laboratório precisa mensalmente de cinco milhões, para assegurar  as despesas do pagamento de  serviços de limpeza, alimentação do pessoal,  segurança e aquisição de meios de higienização, além da falta de um meio de transporte, para o auxílio às diversas actividades correntes.Matuzeyi Babela  acredita que o governador Ernesto Muangala , tomou boa nota das preocupações apresentadas e tudo indica que trabalha-se agora para a mitigação dos constrangimentos. 

Desde a sua inauguração em Novembro do ano passado, pela ministra da Saúde,  Sílvia Lutucuta , o laboratório já processou perto de sete mil amostras , sendo a maioria da Província da Lunda Norte, 2.014 amostras da Lunda-Sul  e apenas uma da  província do Moxico.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments