Sábado, Janeiro 28, 2023
Publicite Aquí
InícioNacionalLavagem de viatura às margens do rio causa danos ambientais

Lavagem de viatura às margens do rio causa danos ambientais

As águas provenientes das estações de serviços de automóveis, situadas às margens dos rios que circundam a cidade do Uíge, estão a causar danos ambientais, alertou, ontem, o engenheiro ambientalista Isaías Pedro.

O também investigar do Instituto Superior de Ciências da Educação, afirmou que lavar automóveis à beira de rios provoca poluição às águas subterrâneas, pois os detergentes, combustível e lubrificantes que vazam destes serviços contaminam a água.
 Segundo Isaías Pedro, este serviço, além de afectar a saúde humana, porque a população em zonas periféricas utiliza a água do rio para quase tudo,  afecta,igualmente, os ecossistemas fluviais e os solos.

” Durante a lavagem de automóveis nos referidos locais ocorre frequentemente dois processos com implicações directas nos ecossistemas fluviais :a captação da água para salubridade, feita geralmente através de electrobombas e o consequente retorno das águas provenientes das lavagens ao rio, misturadas com detergentes e partículas de combustíveis e lubrificantes”, alertou.

“É lamentável”, prosseguiu, “que estes serviços estejam  licenciados pelas autoridades municipais, pois antes de ser autorizado o seu funcionamento, deveria ter-se em conta  o impacto ambiental que provocam. Na verdade, tratam-se de postos de trabalho, mas não podemos perder de vista que estão em causa danos ambientais”.

 Para que este quadro seja alterado, o investigador propõe a construção de novas infra-estruturas do género em zonas afastadas dos rios, “servindo-se de um sistema cíclico de reaproveitamento de águas residuais e pluviais”.  
Para o ambientalista, a Administração Municipal tem de investir mais recursos “para melhorar os níveis de literacia ambiental das distintas camadas da sociedade, fundamentalmente dos agentes envolvidos nesta actividade, bem como fiscalizar e penalizar os incumpridores, com vista à adopção de boas- práticas ambientais, particularmente sobre os rios e riachos”.
Nicodemos Paulo | Uíge

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments