Segunda-feira, Março 4, 2024
Publicite Aquí
InícioPolíticaMahamat Idriss Déby volta a escrever a João Lourenço

Mahamat Idriss Déby volta a escrever a João Lourenço

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, voltou a receber, ontem, no Palácio da Cidade Alta, uma mensagem do Presidente do Conselho Militar de Transição do Tchad, Mahamat Idriss Déby.

Foi portador da missiva, cujo teor não foi revelado, Ahmed Kogri, enviado especial de Mahamat Idriss Déby, que à saída da audiência com o Presidente João Lourenço, preferiu não prestar declarações à imprensa.

Ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Mahamat Idriss Déby dirige o Tchad desde a morte em combate do Presidente Idriss Déby Itno, em Abril último. Esta é a segunda vez, em menos de um mês, que Mahamat Idriss Déby envia um emissário para deixar uma mensagem ao Chefe de Estado angolano. A primeira vez foi no dia 6 deste mês, quando o Presidente João Lourenço recebeu Abdel Kerim Déby Itno.

Na ocasião, o também chefe da Casa Civil da Presidência do Tchad garantiu que um dos desafios do Governo de Transição é trazer de volta a paz e segurança àquele país. “Este Governo vai trabalhar neste sentido, para levar o Tchad a uma transição pacífica, através do diálogo, que deve culminar com a realização de eleições e o regresso à normalidade constitucional no país”, salientou.

Abdel Kerim Déby Itno ressaltou que, após “a morte prematura” de Idriss Déby Itno, o país começou a atravessar uma situação crítica. Entretanto, disse, o novo Governo, nomeado pelo Conselho Militar de Transição, está a trabalhar para ultrapassar estas situações.

Abdel Kerim Déby Itno destacou o facto de o novo Governo ser dirigido pelo segundo candidato mais votado nas últimas eleições no país, que reconduziu Idriss Déby Itno a um mandato que não chegou a exercer, por ter sido morto num combate com grupos rebeldes. “É uma entidade que vem da oposição, que conseguiu concertar com a sociedade para formar o Governo”, realçou Abdel Déby, ao referir-se ao novo Chefe do Governo tchadiano.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments