Terça-feira, Novembro 28, 2023
Publicite Aquí
InícioSociedadeMais de dez mil registos em menores de cinco anos

Mais de dez mil registos em menores de cinco anos

Mais de dez mil casos de malária foram notificados em crianças menores de cinco anos, durante o primeiro semestre deste ano, no município do Alto Zambeze, na província do Moxico, revelou, ontem, o director local da Saúde.

Jacinto Caumba referiu que os casos que provocaram a morte de 14 crianças, em comparação com os últimos seis meses do ano anterior, houve um aumento de 814 registos.

Apesar do aumento de casos, o director municipal afirmou que a situação epidemiológica está controlada, através de várias acções que envolvem a distribuição de mosquiteiros, trabalho de fumigação domiciliar e de palestras sobre a prevenção da malária dirigidas às  comunidades.

De acordo com o director municipal, a população mais afectada com a malária é aquela que vive nos bairros da Chipoia e Chinuque, por estarem à beira do rio Zambeze, onde o mosquito é mais predominante. Jacinto Caumba disse que a população  tem se beneficiado de mosquiteiros,  mas  eles preferem usar para a pesca,  ao invés de  utiliza-los  para  o combate à malária, lamentou.

O responsável afirmou que o município dispõe apenas de um médico, que atende o hospital e a maternidade, situação que tem originado a acumulação de doentes, provocando grandes transtornos no atendimento.Em termos de medicamentos, Jacinto Caumba disse que a instituição não tem tido problemas com o stock, o que serve para atender os doentes a nível das seis comunas que compõem o município.

Diariamente, o Hospital Municipal do Alto Zambeze atende mais de cem pacientes, principalmente, acometidos por malária, doenças diarreicas agudas e infecções respiratórias.

Com uma população estimada em cem mil habitantes, o Alto Zambeze necessita de, pelo menos, 124 novos enfermeiros e oitos médicos.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments