Segunda-feira, Abril 15, 2024
Publicite Aquí
InícioSociedadeMOVANGOLA Condecora quatro líderes históricos do cristianismo em Angola

MOVANGOLA Condecora quatro líderes históricos do cristianismo em Angola

A direcção do Movimento de Apoio Solidário de Angola, MOVANGOLA, liderado por Dr. António Alcino Sawanga condecorou, hoje, 31, no Centro de Convenções de Belas em Luanda, várias entidades eclesiásticas que, na sua maioria lutaram e lutam pelas melhorias do bem-estar moral e social dos angolanos.


Por Isidro Kangandjo

MOVANGOLA enquanto parceiro social do estado e, em reconhecimento do papel da igreja na moralização da sociedade, Presidente António Sawanga, juntamente com o seu pelouro, convidaram as entidades religiosas para juntos reflectirem sobre o papel da igreja no processo histórico para afirmação do nacionalismo angolano rumo ao desenvolvimento sustentável. Depois de uma palestra proferida por Dom Afonso Nunes, Presidente Sawanga volta a fazer história nas igrejas fundadas e outras desenvolvidas em Angola.

Movimento de Apoio Solidário de Angola condecorou o fundador da Igreja Tocoista, Sua Santidade Simão Gonçalves Toko e a medalha de continuidade da obra Tocoista foi dado ao Dom Afonso Nunes. Simão Toko, foi uma referência da luta pela independência nacional, sofreu a opressão colonial quando este pregava a boa nova e a unidade entre as forças partidárias para libertação nacional. “Não se pode falar da independência Nacional sem falar de Simão Toko e o seu tocoismo”, lembrou Dom Afonso Nunes.

O segundo condecorado é o Pastor Presidente Reverendo em memória Fernando Manuel Panzo, fundador da Assembleia de Deus Pentecostal Ministério Ebenezer em Angola, foi presidente da Assembleia de Deus Pentecostal, uma organização que congrega todos os ministérios pentecostais. Fruto da sua missão, foi possível abrir vários centros e congregações a nível nacional e representações nos países africano e europeu tendo evangelizado milhares de fieis.

Anastácia Panzo, Rev. Pastor Presidente do Ministério Ebenezer Gedeão Augusto Panzo e Rev. Domingos Sebastião Presidente da Assembleia de Deus Pentecostal, foram condecorados com a medalha de continuidade da obra deixada por Reverendo Panzo.

Na lista dos condecorados, constam o líder espiritual e fundador da Igreja Bom Deus, Sua Santidade Simão Lutumba e, por último, foi condecorado o Reverendo Luís Nguimbi, membro do Fórum Cristã Angola.

Os condecorados reconheceram que o gesto hoje assistido fica na história das igrejas em Angola e encorajam o Presidente do MOVANGOLA a trabalhar como de sempre em prol da nação angolana e dos seus filhos. “ o MOVANGOLA fica na História da Igreja em Angola por saber testemunhar e valorizar aqueles que se bateram na construção do país”, disse reverendo Luís Nguimbi.

Presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola António Alcino Sawanga, prometeu que as homenagens à figuras do cristianismo vão continuar o próximo ano.

O acto faz parte da jornada de exaltação do pensamento político e cultural do Herói nacional e o percurso histórico da promoção da independência nacional.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments