Sábado, Dezembro 10, 2022
Publicite Aquí
InícioCulturaMúsicos Fir Machado e Socorro pela primeira vez em dueto

Músicos Fir Machado e Socorro pela primeira vez em dueto

O cantor Fir Machado, disponibilizou, ontem, nas plataformas digitais o tema “Filhos de Angola”, no estilo tradicional tchiasungo, num dueto com o artista Socorro, que deve fazer parte do seu primeiro disco de originais, intitulado “De Coração para Coração”.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Fir Machado disse que neste quinto tema promocional do disco procura abordar vários aspectos socioculturais do quotidiano angolano, como forma de valorizar mais os costumes dos povos do Norte e Sul do país. Fir Machado apresenta, no novo tema, como proposta temática, a importância da valorização da união e irmandade entre as distintas culturas que compõem, os mais variados subgrupos étnicos  e linguísticos no país, numa clara chamada de atenção aos problemas causados pelo tribalismo.  

Criado num ambiente onde recebeu influências musicais do tio Mamborró, falecido em 2012, do qual explora, com particular interesse, os principais aspectos das vivências e costumes dos angolanos, Fir apresenta-se como um jovem cantor inovador e preocupado com a busca da identidade cultural dos angolanos.

Em Janeiro, deste ano colocou no mercado o tema promocional “Mukovo”, com as participações de Pedro Cabenha e Proletário, no qual aborda o choque cultural entre o moderno e o tradicional, numa sociedade em pleno desenvolvimento.

O tema, interpretado no estilo tchiasungo, mistura semba, sungura e chianda, num alerta à defesa da diversidade cultural angolana. Quanto ao CD, o músico afirmou que conta com a participação dos músicos Justino Handanga, Calabeto, Pedro Cabenha e Proletário.

Apesar dos constrangimentos causados pela Covid-19, Fir Machado, natural do Cuanza-Sul, disse estar em estúdio a concluir o CD, com dez temas, nos estilos kilapanda, kizomba, semba, guetho zouk, tchiasungo e kangondô. Os problemas sociais estão, também, no centro das composições, de forma a despertar a juventude para a importância de trabalhar mais para o engrandecimento da Nação.

Fir Machado, que tem como referências os músicos Matias Damásio e Mamborró, lamentou os constrangimentos pelos quais tem passado para a conclusão do CD. No mercado, referiu, tem promovido, igualmente, os temas “Makongo”, “Lombongo” e “Paulina”.

Cantor e compositor, Fir Machado começou a seguir a carreira em 2010, por influência do tio Mamborró.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments