A embarcação “Onda Mar”, que afundadou no último sábado (4) à 20 milhas (mais de 30 quilómetros), na praia das palmeirinhas, em Luanda, representa uma perda financeira de mais de um milhão de euros sem contar ao valor da carga e materiaia de apoio que carregava.
Neste momento, a preocupação é resgatar-se os 16 e não 17 tripulantes como avançado ontem, que estavam na embarcação, até ao momento à deriva no mar sem contactos.
O Jornal de Angola soube de fontes do sector pesqueira que uma avioneta saiu ontem ao cair da noite para primeiro contacto, tendo regressado sem sucesso nas buscas.
A par daquele meio, a marinha mercante de Luanda, baseada na Ilha de Luanda, também mobilizou o navio Nzinga Mbandi, que deve seguir o trajecto Norte-Leste do ponto de ocorrência para lançar os mergulhadores e ao continuar a busca dos marinheiros, que se acredita estarem vivos.
Entre as causas mais prováveis, aventa-se entrada de àgua a partir do veio que liga à hélice, cuja manga deverá ter sofrido um desgaste.
Notícia em actualização…
Fonte:JA