Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Publicite Aquí
InícioSociedadeObras do Hospital de Bula Atumba terminam dentro de cinco meses

Obras do Hospital de Bula Atumba terminam dentro de cinco meses

Após seis anos de paralisação, os trabalhos para a conclusão do Hospital Municipal de Bula Atumba, na província do Bengo, retomados esta semana, no âmbito da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), terminam dentro de cinco meses.

Com o objectivo de materializar uma das acções desenvolvidas no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP), a obra, a cargo da empresa Medinveste – Engenharia e Construção, está avaliada em 1.992.619.500 kwanzas.

A empreitada, que é o 56º projecto a arrancar na província do Bengo, dos 74 previstos no âmbito do PIIM, está a ser fiscalizada pela Sintec–Consultoria de Engenharia, cujo contrato é de 93.380.500 kwanzas.

Com capacidade para 135 camas, a nova unidade sanitária vai dispor dos serviços de maternidade, laboratórios de análises clínicas, radiologia, morgue, pediatria, cirurgia, estomatologia, farmácia, banco de urgência, entre outros.

A primeira pedra para a construção do Hospital Municipal do Bula Atumba, que está a ser construída numa área de 14.203,13 metros quadrados, foi lançada, em 2012, mas os trabalhos paralisaram três anos depois, por falta de pagamentos.

O vice-governador para o sector de Infra-estruturas do Bengo, Agostinho da Silva, que representou o Governo do Bengo no acto de consignação, sublinhou que a unidade hospitalar vai permitir que a população do município e não só desfrute de melhores serviços de assistência médica e medicamentosa.

Quanto à colocação de recursos humanos, o vice-governador avançou que o assunto está salvaguardado. “O Gabinete Provincial da Saúde já entrou em contacto com o Ministério de tutela, para que, após a conclusão das obras, o hospital possa entrar logo em funcionamento”.

Osvaldo Quarenta, representante da empresa Sintec-Consultoria de Engenharia, que fiscaliza a obra, realçou que a construção do hospital subdivide-se em dois blocos. O primeiro ocupa uma área de 1.115,15 metros quadrados e o segundo de 1.831,25.

Trabalhos avançados

Neste momento, esclareceu que os trabalhos estão avançados a nível da cobertura, muro de vedação, paredes, ladrilho, tecto, instalação das redes eléctricas e de água. “Garantimos o cumprimento rigoroso do prazo estipulado de cinco meses”, disse o responsável.

O director municipal de Saúde de Bula Atumba, Sebastião Paulino, referiu que a conclusão do novo hospital será uma mais-valia, porque a estrutura onde funciona, provisoriamente, os serviços não oferece condições adequadas para atender os pacientes.

Actualmente, o sector da Saúde a nível do município de Bula Atumba está a funcionar com 12 unidades sanitárias, das quais um hospital, centro médico e dez postos de saúde. Pelo menos, oito médicos e 135 enfermeiros asseguram o atendimento médico e medicamentoso naquela  região do Bengo.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments