Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Publicite Aquí
InícioEconomiaPaís controla 800 poços de exploração diamantífera

País controla 800 poços de exploração diamantífera

Angola possui, neste momento, mais de 800 poços kimberlíticos, de acordo com dados disponibilizados pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga

De acordo com os dados, o país conta, actualmente, com três minas kimberlíticas, designadamente, Catoca, Camutue e Camatchia, (ex. Luó). Canga Xiaquivuila realçou a existência de sete (7) províncias kimberlíticas no país, sendo as zonas mais produtivas as do Nordeste, nomeadamente (Lunda-Norte e Lunda-Sul), onde a maior parte dos diamantes são explorados.

Com base nas informações produzidas pelo Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), há indícios de ocorrências de diamantes noutras províncias. Cuando-Cubango, no Sudoeste do país, é, por exemplo, uma destas províncias.
“Em Angola, existem 12 projectos de diamantes em produção, dos quais três de depósitos primários (minas de kimberlito) e 9 de depósitos secundários”, ressaltou o PCA.

Toda esta conjuntura faz de Angola um espaço de oportunidades para desenvolver negócios no domínio dos diamantes.
Angola contribuiu, em 2019, com 7,0 por cento em quilates e 9,0 por cento em valor para o mercado mundial, o que posicionou o país no ranking mundial entre os cinco (5) primeiros em produção e os quatro (4) melhores em valor, disse o presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola, Canga Xaquivuila, durante o fórum “Angola Global Diamond e-Conclave 2021”, realizado no primeiro dia de Julho.

Xiaquivuila.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments