Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Publicite Aquí
InícioCultura“Perolas D’Afrika” incentiva a leitura

“Perolas D’Afrika” incentiva a leitura

“Pérolas D’Áfrika” é a denominação do projecto literário criado por um grupo de jovens do Kilamba Kiaxi, com o intuito de incentivar os hábitos de leitura e o gosto pelo livro entre os membros desta comunidade, informou, ontem, em Luanda, o coordenador da iniciativa, Sebastião da Silva Pedro.

O projecto, que tem como centro das actividades a Biblioteca Municipal do Kilamba Kiaxi, está, como explicou o coordenador, a precisar de apoios, financeiros e material, de forma a manter a continuidade.

“Até ao momento contamos com o apoio institucional da Direcção da Cultura e Turismo do Município do Kilamba Kiaxi”, revelou, acrescentando que uma das principais dificuldades tem sido os meios técnicos, inclusive aparelhos de som, para promoverem as actividades.

“Outra dificuldade é a falta de um espaço adequado, pois o que existe tem sido insuficiente para o actual número de interessados, que cada dia vem aumentando. Além disso, é também importante criar condições de transporte, para a deslocação dos membros e os livros usados em algumas exposições”, contou.

Os jovens da comunidade, disse, têm mostrado vontade de produzir e aprender mais. “Já tivemos palestras com os líderes comunitários, secções de leitura, teatro, dança e outras actividades artísticas -culturais no qual a presença e o empenho da juventude local foi bastante notável”, explicou.

A actividade, informou, tem acontecido, regularmente, aos sábados defronte a paragem do Avó Kumbi, no Kilamba Kiaxi. Os temas abordados destacam, entre outros, assuntos ligados a valorização da literatura angolana, preservação dos valores morais, éticos e culturais e a orientação académica e profissional.

Entre os oradores convidados destacam-se nomes como Aquiles do Rosário, Ezequiel Isaac, Mário Domingos, Bambila Cudimuena, ligados ao Kilamba-Kiaxi, Jonas Bengui, Ras Sassa, Diogo Muto, Allen Kid e Ras Kilunji, relacionados à sociedade artística.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments