Segunda-feira, Março 4, 2024
Publicite Aquí
InícioPolíticaPreparativos da Cimeira da CPLP começam hoje

Preparativos da Cimeira da CPLP começam hoje

Os peritos dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) preparam, hoje e amanhã, em Luanda, a XXVI reunião ordinária do Conselho de Ministros da organização, no quadro da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, que se realiza na sexta-feira.

No encontro, que acontece no hotel Intercontinental de Luanda, os pontos focais vão preparar, também, a reunião do Grupo Técnico do Comité de Concertação Permanente do Conselho de Ministros, que se reúne na quarta-feira.
A XXVI reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que define a agenda da Cimeira, realiza-se na quinta-feira, no hotel Intercontinental.

À margem  da reunião estatutária do Comité de Concertação Permanente, está prevista também a III reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN), a decorrer no hotel Trópico, e uma mesa redonda sobre a cooperação económica e empresarial, a decorrer no Ministério da Economia e Planeamento.
Durante a cimeira, que decorre sob o tema “Construir e fortalecer um futuro comum e sustentável”, Angola vai assumir a presidência rotativa da organização.

Prioridades de Angola

Para a presidência rotativa, Angola elegeu a cooperação económica e empresarial como as principais prioridades, segundo o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Em declarações à im-prensa,  na sexta-feira, o chefe da diplomacia angolana explicou que o país pretende dar continuidade aos projectos já existentes e assinar acordos sobre a mobilidade do espaço da comunidade, assentes na regularização e agilidade para permitir o desenvolvimento dos Estados-membros.

Para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos laços económicos, disse, é fundamental que a mobilidade das pessoas seja um facto garantido. Bastante reservado e ponderado relativamente à bandeira da presidência angolana na CPLP, o diplomata disse que o mais importante a reter “são as tradições existentes entre os Estados-membros e a facilidade de comunicação entre si”. Com efeito, disse ser preciso regular, sobretudo agilizar, a proposta para a mobilidade de pessoas no espaço da comunidade.

A escolha da data para a realização da Cimeira, segundo Téte António, tem a ver com o facto de se pretender fazê-la coincidir com o dia em que se assinalam os 25 anos da CPLP, a 17 de Julho.

Téte António disse existir, por parte da diplomacia angolana, uma “grande expectativa”, fundamentalmente pelo que se espera do entendimento económico e a necessidade da adaptação dos regulamentos jurídicos às novas realidades.
A conferência, constituída pelos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros, é o órgão máximo da CPLP e compete-lhe definir e orientar a política geral e as estratégias da organização.

A última Cimeira da CPLP realizou-se em 2018, em Cabo Verde. Angola assumiria a presidência rotativa em Julho do ano passado, mas pediu o adiamento devido à pandemia da Covid-19. O adiamento levou ao prolongamento do mandato de Cabo Verde, que seria de dois anos.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. De acordo com os estatutos, os Chefes de Estado e de Governo reúnem-se, ordinariamente, de dois em dois anos.

A 17 de Julho de 1996 realizou-se, em Lisboa, a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seis anos mais tarde, a 20 de Maio de 2002, com a conquista da sua independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da comunidade. Depois de um minucioso processo de adesão,  em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono membro de pleno direito.

A organização tem como objectivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.

FOnte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments