Sábado, Janeiro 28, 2023
Publicite Aquí
InícioPolíticaPresidente da República viaja hoje para a Turquia

Presidente da República viaja hoje para a Turquia

O Presidente João Lourenço parte hoje para Ankara, para uma visita de Estado à Turquia, a convite do homólogo turco, Recep Tayip Erdogan.

O anúncio foi feito, ontem, pelo secretário para a Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando.

Segundo Luís Fernando, o programa oficial da visita do Chefe de Estado à Turquia inicia amanhã e termina na quarta-feira.

Amanhã está previsto um encontro entre João Lourenço e Recep Tayip Erdogan, durante o qual os dois Estadistas vão discutir questões essenciais da relação entre Angola e a Turquia, “países com muito para dar um ao outro”, segundo Luís Fernando. Os dois países assinam vários acordos nos domínios consulares, diplomáticos, cooperação militar e de Defesa, Comércio, Economia, Recursos Minerais e a Indústria.

A visita do Chefe de Estado vai, igualmente, ser marcada com a assinatura de um acordo entre os Ministérios dos Transportes dos dois países para o estabelecimento de ligações aéreas nos dois sentidos.

A missão do Presidente da República fica ainda marcada pela realização de um fórum económico empresarial, na quarta-feira, durante o qual o João Lourenço vai convidar os empresários turcos a investirem em Angola, que está a introduzir várias reformas na legislação para melhorar o ambiente de negócios.

O secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, informou, no princípio do mês, a pretensão dos dois países assinarem um acordo no segmento da Indústria e Comércio com a Turquia, para a criação de uma Câmara de Comércio entre ambos os países.

Na mesma ocasião, o embaixador da Turquia em Angola, Alp Ay, manifestou a pretensão do seu país em reforçar a cooperação bilateral com Angola nos domínios da Indústria, Comércio e Agricultura. Segundo o diplomata, a Turquia pretende investir nas províncias do Bié e Huíla, com a envolvência do sector privado, quer turco quer angolano.
Em Junho, delegações dos dois países analisaram, em Ankara, temas relacionados com a cooperação no domínio da aviação civil e infra-estruturas ferroviárias,  no quadro de uma visita que o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, efectuou à Turquia.

No encontro com o ministro turco dos Transportes e Infra-estruturas, Adil Karaismailoglu, Ricardo de Abreu falou sobre as oportunidades de negócios nos sub-sectores marítimo – portuário e ferroviário.

Ricardo de Abreu lembrou o lançamento, recentemente, do concurso público internacional do Porto do Lobito e a preparação para o concurso internacional do Corredor do Lobito. O ministro dos Transportes considerou a visita  mais um marco no reforço das relações entre Angola e a Turquia.

Ricardo de Abreu teve um encontro, em Istambul, com os principais grupos empresariais no domínio dos Transportes e Infra-estruturas, com destaque para a empresa Yapi Merkezi, que construiu o túnel Euroásia, submerso a uma profundidade de mais de 100 metros e uma extensão de 14 quilómetros, no estreito de Bosphorus. Reuniu-se, ainda, com os responsáveis da Turkish Airlines.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos mais diversos domínios, cobrindo sectores como Pescas, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments