Sábado, Janeiro 28, 2023
Publicite Aquí
InícioPolíticaPrimeira-Dama da República envia mensagem de amor e esperança

Primeira-Dama da República envia mensagem de amor e esperança

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, garantiu, ontem, tudo fazer para proporcionar um futuro melhor às crianças angolanas.

À imprensa, depois de uma visita guiada ao Centro de Acolhimento “Vivência Feliz”, localizado no bairro da Estalagem, em Viana, Ana Dias Lourenço endereçou uma mensagem de amor a todas as crianças.

Durante o encontro, que aconteceu no Dia da Criança Africana, celebrado ontem, a Primeira Dama disse: “Gosto muito de crianças e neste dia gostaria de dar um abraço muito grande e apertado a todas as crianças de Angola com muito amor”.
Durante a visita, Ana Dias Lourenço ofereceu violinos à instituição.

No fim da actividade, a presidente do Grupo da Mulher Africana (GMA), detentora do Centro, disse que um dos grandes desafios é transformá-lo num centro de referência do país.

Sobre a visita da Primeira- Dama, Josefa Ferreira considerou “uma honra, um incentivo e um carinho para as crianças”.
O Centro “Vivência Feliz”, disse,  alberga 22 crianças do sexo masculino, com idades entre 11 e 18 anos. Tão logo atingem a maioridade deixam o  Centro.

Depois dos 18, explicou, os meninos, de forma opcional, vão para uma casa de autonomia da Fundação Arte e Cultura, que mantém uma parceria com o Centro neste sentido. A casa de autonomia, acrescentou,  tem a finalidade de recolher esses meninos e orientá-los até conseguirem o primeiro emprego.

“Apesar da nova fase, o centro vai continuar a apoiá-los, porque não queremos que os mesmos voltem para as ruas, até porque são nossos filhos e queremos dar-lhes a oportunidade de um futuro brilhante”, sublinhou.
Josefa Ferreira recordou que o centro oferece cursos de Informática, Corte e Costura, Serralharia, Marcenaria e Música, para saírem do centro aptos para desenvolver o país e enfrentar a sociedade.

O Centro conta com o apoio de várias instituições que têm feito doações de meios técnicos para cursos e não só, entre as quais se destacam o BFA, AGT Solidária, Embaixada da Suíça, Agência Nacional de Petróleo e Gás, Sonangol e Total.
Durante a visita da Primeira-Dama, foi feita uma exposição com os produtos criados pelos meninos com matéria-prima local ( mobília de quarto, forros, candeeiros, mesas de jantar, bases, travessas, quadros, suporte para arranjos de jardinagem, quadros, entre outros).

Os produtos, explicou a responsável, serão comercializados para garantir a auto-sustentabilidade do Centro.
O Centro só alberga rapazes porque na primeira experiência com raparigas todas acabaram por fugir, assim como alguns rapazes, mas a maioria prevaleceu.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments