Um total de 46 projectos beneficiou, em 2020, em Benguela, de um financiamento de 32,2 mil milhões de kwanzas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
A informação foi avançada à Angop, na segunda-feira, pelo director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado.
Samuel Maleze disse que do valor global financiado, 10 mil milhões de kwanzas foram investidos na indústria transformadora. A agricultura ficou com oito mil milhões, pesca marítima com cinco mil milhões e a aquicultura com dois mil, sendo estes os sectores prioritários.Conforme o responsável, há ainda outros 99 projectos, dos quais, dois na fase de constituição do dossier de crédito e 14 em negociação com a banca.
Foram, de igual modo, adquiridos insumos agrícolas para apoio aos camponeses, no valor de 2,83 mil milhões de kwanzas, através do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), de acordo com o director.Os bancos de Desenvolvimento de Angola (BDA) e Angolano de Investimentos (BAI) são os maiores financiadores.Em termos de projectos não aprovados na banca, há registo de oito, enquanto 22 não estão enquadrados no Prorodesi e 119 foram desactivados.”Para Benguela, tivemos 322 projectos. Destes, 121 estão ligados à agricultura, 54 ao comércio e distribuição, 20 aos prestadores de serviços, 22 à indústria transformadora, 35 à indústria alimentar e bebidas, 24 à pesca marítima, 19 à pecuária, cinco à aquicultura, quatro à componente de vestuário e calçados, três à pesca continental, dois ao turismo e lazer, dois à área do sal e um aos recursos geológicos”, disse.
Dados recentes do Ministério da Economia e Planeamento avançam que o Prodesi aprovou 661 projectos em 2020, representando um potencial de 54.241 postos de trabalho e um aumento do volume de negócios nas empresas na ordem dos 727 mil milhões de kwanzas.A província de Luanda é a que maiores oportunidades de emprego gerou com 23 mil, seguida por Benguela e Cabinda, cada uma com mais de cinco mil postos de trabalho.
Fonte:JA