Domingo, Setembro 24, 2023
Publicite Aquí
InícioEconomiaProdesi financia 46 projectos

Prodesi financia 46 projectos

Um total de 46 projectos beneficiou, em 2020, em Benguela, de um financiamento de 32,2 mil milhões de kwanzas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

A informação foi avançada à Angop, na segunda-feira, pelo director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado.
Samuel Maleze disse que do valor global financiado, 10 mil milhões de kwanzas foram investidos na indústria transformadora. A agricultura ficou com oito mil milhões, pesca marítima com cinco mil milhões e a aquicultura com dois mil, sendo estes os sectores prioritários.Conforme o responsável, há ainda outros 99 projectos, dos quais, dois na fase de constituição do dossier de crédito e 14 em negociação com a banca.

Foram, de igual modo, adquiridos insumos agrícolas para apoio aos camponeses, no valor de 2,83 mil milhões de kwanzas, através do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), de acordo com o director.Os bancos de Desenvolvimento de Angola (BDA) e Angolano de Investimentos (BAI) são os maiores financiadores.Em termos de projectos não aprovados na banca, há registo de oito, enquanto 22 não estão enquadrados no Prorodesi e 119 foram desactivados.”Para Benguela, tivemos 322 projectos. Destes, 121 estão ligados à agricultura, 54 ao comércio e distribuição, 20 aos prestadores de serviços, 22 à indústria transformadora, 35 à indústria alimentar e bebidas, 24 à pesca marítima, 19 à pecuária, cinco à aquicultura, quatro à componente de vestuário e calçados, três à pesca continental, dois ao turismo e lazer, dois à área do sal e um aos recursos geológicos”, disse.

Dados recentes do Ministério da Economia e Planeamento avançam que o Prodesi aprovou 661 projectos em 2020, representando um potencial  de 54.241 postos de trabalho e um aumento do volume de negócios nas empresas na ordem dos 727 mil milhões de kwanzas.A província de Luanda é a que maiores oportunidades de emprego gerou com 23 mil, seguida por Benguela e Cabinda, cada uma com mais de cinco mil postos de trabalho.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments