Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
Publicite Aquí
InícioEconomiaReforçado o escoamento da produção agrícola a partir do mês de Agosto

Reforçado o escoamento da produção agrícola a partir do mês de Agosto

Um total de 20 carrinhas reforça, a partir de Agosto, o processo de escoamento da produção agrícola na província do Zaire, anunciou, sexta-feira última, em Mbanza Kongo, o director nacional do Desenvolvimento do Comércio Rural do Ministério da Indústria e Comércio, Alan Varela.

Em declarações à imprensa, após validar a lista de 20 empresas candidatas a operadoras de transporte de mercadorias, seleccionadas pela comissão provincial do Zaire, no âmbito do programa de aquisição de 500 carrinhas para apoiar o escoamento da produção nacional, elaborado pelo Executivo.

“O Zaire tem uma quota de 20 camiões, avaliados em 40 milhões de kwanzas cada, cujos operadores reembolsam durante quatro anos, apenas nove milhões e 600 kwanzas, a razão de 200 mil kwanzas/mês, correspondente a 23 por cento do valor global, uma vez que os meios são subvencionados pelo Estado”, disse.

Alan Varela avançou que os 20 transportadores de mercadorias apurados na região vão ser nos próximos dias submetidos a uma formação sobre técnicas de gestão de empresas e de negócios, além de acautelar os motoristas sobre os cuidados que devem observar no manuseamento dos referidos camiões.

Para o gestor, o projecto visa aumentar a produção nacional, mitigar a especulação dos produtos da cesta básica, através da dinamização da absorção da produção das zonas mais recônditas do país, para aumentar a oferta de produtos nos mercados, baixar os preços e estimular a industrialização.

A fonte acrescentou que a estratégia do Executivo visa criar um circuito integrado que funcione de forma combinada entre os agricultores, operadores de comércio e distribuição, financiados no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição da Importação (PRODESI), com a missão de comprar a produção nacional, e os operadores de transporte de mercadorias, tutelados pelo Ministério da Indústria e do Comércio.

O director nacional do Desenvolvimento do Comércio Rural do Ministério da Indústria e Comércio, Alan Varela exortou a população no sentido de estar vigilante e denunciar, caso os camiões não cumpram com o seu objectivo de transportar a produção nacional.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments