Sexta-feira, Abril 19, 2024
Publicite Aquí
InícioEconomiaSomoil eleva produção de petróleo para 17 mil barris/dia

Somoil eleva produção de petróleo para 17 mil barris/dia

A Somoil duplicou, entre 2020 e 2022, a produção de petróleo de oito para 17 mil barris/dia, devido o investimento aplicado, nos últimos dois anos, em perfurações e nas novas tecnologias, segun-do o presidente do Conselho Executivo.

Edson Rodrigues dos Santos disse que a petrolífera angolana – Somoil, que opera no bloco 2/05, em águas rasas e no bloco FS&FST, no “Onshore”, no município do Soyo, na província do Zaire, está empenhada em expandir a produção de petróleo em águas profundas da costa angolana.

“Estamos a trabalhar com a empresa Total Energies para a entrada da Somoil no bloco 14. Além disso, queremos estar presentes em outros blocos, como o 31 e 32, que são operados pela Total Energies e BP”, disse, referindo que a meta da Somoil é tornar-se na maior petrolífera privada angolana na exploração de petróleo em “onshore”, “offshore águas rasas”, “offshore águas profundas” e “ultraprofundas”.

Segundo o PCE, em 2020, a Somoil mudou a visão estratégica, transformando-se numa empresa integrada de energia, desde o poço de produção até a energia que chega ao lar do cidadão angolano.

 Perspectivas

Para Edson dos Santos, um dos principais desafios da Somoil é expandir, nos próximos anos, a rede de postos de abastecimento em todo o território nacional.

A petrolífera angolana almeja, ainda, atingir outros pontos do país, deixando de estar apenas, em Caxito (Bengo), Luanda e Soyo (Zaire).

“Queremos ter, aproximadamente, 50 redes de postos de abastecimento em todo o país. A energia solar também faz parte da aposta, porque com as energias renováveis, queremos chegar até ao lar do consumidor. Além de venda de gasóleo e da gasolina, o abastecimento será, igualmente, feito para carros eléctricos. Toda a energia num posto da Somoil será de energia solar”, apontou, indicando que os postos de abastecimento vão ter ainda lojas de conveniência, restauração e estações de serviços.

Referiu que a Somoil conta com 300 trabalhadores e com a expansão de novos poços de produção, o número de empregados poderá aumentar com objectivo de tornar a empresa petrolífera privada angolana.

 BP perfura novos poços

A BP, que opera em Angola desde 1996, está a perfurar três novos poços de petróleo, no bloco 31 e o arranque da produção está previsto para Agosto deste ano.

O vice-presidente da BP para área de subsuperfície, Pedro Sebastião, disse em entrevista ao Jornal de Angola que a petrolífera britânica trouxe para o país o projecto Platina, no bloco 18, que vai permitir elevar os níveis de exploração e produção de petróleo.

Actualmente, segundo Pedro Sebastião, a BP está a produzir 160 mil barris de petróleo/dia, nos blocos 18 e 31.

“Para além do projecto Platina no bloco 18, temos em carteira vários projectos de produção de petróleo no bloco 31. Para a actividade de produção, a BP conta com 80 por cento de técnicos nacionais. Para garantir a continuidade, estamos num processo de formação destes quadros para que no futuro possamos aumentar a nossa quota de produção”, referiu.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

  1. I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments