Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Publicite Aquí
InícioEconomiaSuperávite indica trocas mais ajustadas

Superávite indica trocas mais ajustadas

O saldo da Balança de Pagamentos do país, no I trimestre deste ano, registou um superávite de 1.974,6 milhões de kwanzas, equivalente a 12,2 por cento do PIB, segundo fez saber, ontem, o Banco Nacional de Angola.

No comunicado publicado na sua página de Internet, o BNA apresenta as estatísticas externas referente ao primeiro trimestre, nomeadamente, a Balança de Pagamentos e a Posição do Investimento Internacional.

Em relação ao desempenho da Balança de Pagamentos, o saldo positivo da conta corrente é justificado pelo aumento das exportações de bens, com realce para o petróleo bruto, decorrente da recuperação do preço médio das ramas angolanas, e pela redução das importações de bens e serviços.

A conta financeira registou um saldo superavitário de 1.235,5 milhões de dólares norte-americanos, influenciado, pelo aumento dos créditos comerciais, da moeda e depósitos, assim como dos activos de reservas e do investimento directo.

Quanto à posição líquida do investimento internacional no primeiro trimestre de 2021, registou-se uma me-lhoria do défice, cifrado em 32.221,6 milhões de dólares norte-americanos, como resultado do aumento dos activos financeiros (créditos comerciais, depósitos e reservas internacionais) numa magnitude superior ao aumento dos passivos.

Segundo o banco central, o stock das reservas internacionais brutas registou um ligeiro aumento, ao passar de 14.878,5 milhões de dólares no quarto trimestre de 2020 para 14.977,2 milhões no trimestre em referência, correspondente a uma cobertura de 11,7 meses de importação de bens e serviços.

A conta financeira é analisada em termos de variação líquida de activos financeiros e passivos, e não na óptica direccional dos capitais, cujo saldo foi deficitário.
A Balança de Pagamentos é o instrumento da contabilidade nacional referente à descrição das relações comerciais de um país com o resto do mundo.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments