Segunda-feira, Dezembro 11, 2023
Publicite Aquí
InícioPolíticaTrinta instalações estão em construção

Trinta instalações estão em construção

Trinta instalações dos Serviços Integrados do Ministério do Interior(Minint), das 34 previstas, estão em execução em todo o país, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM), com o objectivo de reforçar o policiamento de proximidade.

A informação foi avançada pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, durante a visita de três dias à província de Malanje, onde fez o lançamento das obras de construção de duas infra-estruturas dos Serviços Integrados do Minint, em Cacuso e no município de Malanje.

Em Cacuso,  as obras estão avaliadas em 629 milhões de kwanzas, a serem executadas em dez meses, a cargo da empresa Xuntong Internacional, com a criação de 35 postos de trabalho directos.

No município de Malanje, as obras vão custar 619 milhões de kwanzas e vão, igualmente, durar dez meses.
Eugénio Laborinho disse que as infra-estruturas representam uma mais valia e espera que as obras terminem no tempo previsto. Esclareceu que os Serviços Integrados vão albergar os órgãos da Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Serviço de Migração e Estrangeiros e Serviço de Investigação Criminal. Pediu às administrações municipais beneficiárias, bem como às autoridades tradicionais e ao Governo da Província, a cuidarem das infra-estruturas.

Os equipamentos, disse, vão beneficiar a população, sobretudo no âmbito do policiamento de proximidade.
O governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” disse que o modelo das referidas infra-estruturas facilita o trabalho da Polícia, assim como a população na denúncia de crimes e na resolução dos problemas.

Patenteados efectivos

Um total de 111 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, em Malanje, foi promovido e graduado aos postos de superintendente, inspector, inspector-chefe, subinspector e de agente.

O acto de imposição de patentes foi presidido pelo comandante daquele órgão do Ministério do Interior, comissário-chefe bombeiro Bensau Mateus, que indicou ser, esta, a primeira fase que abrange 213 promoções na província. Dentre os efectivos recém-promovidos, destacam-se comandantes municipais, de quartel e de destacamentos.

“Hoje estamos em Malanje para a imposição de patentes a 111 efectivos, de um leque de 213 promoções que foram homologadas mas, apenas, iniciamos com a primeira etapa e nos próximos tempos deve iniciar a 2ª fase de patenteamento para completar os 213 efectivos promovidos”, disse.

O responsável tranquilizou os demais efectivos que não foram contemplados para não ficarem desmotivados, garantindo que “haverá a terceira fase de promoções e graduações”.
Anunciou a aprovação, nos próximos tempos, do regulamento orgânico do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, que vai passar a designar-se comando.

Depois da publicação do novo regulamento do Comando de Protecção Civil e Bombeiros, disse, haverá reajuste em termos de funções e postos. Assim, os chefes de secção vão ostentar a patente de intendente, o chefe de departamento passa à categoria de superintendente e os segundos comandantes provinciais aos postos de superintendente bombeiro-chefe.

O responsável anunciou a criação de condições para a construção de novas instalações dos Serviços Provinciais de Protecção Civil e Bombeiros, devendo as actuais passar a comando municipal.

Venâncio Victor e Dino Duarte | Malanje

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments