Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Publicite Aquí
InícioCulturaVelho Ekumbi lança segundo livro

Velho Ekumbi lança segundo livro

O escritor Velho Ekumbi, pseudónimo literário do padre Mário Zezano, lança amanhã, às 15h00, na Mediateca do Lubango, na província da Huíla, a sua segunda obra literária, intitulada “A culpa dos inocentes”, anunciou, ontem, o autor.

Em declarações ao Jornal de Angola, Velho Ekumbi explicou que “A culpa dos inocentes” descrita em 105 páginas, numa linguagem cuidada, é uma obra de reflexão sobre o declínio moral, cultural, religioso e político em Angola.
“O estilo da obra é difícil de caracterizar, por colocar-se ao lado dos poetas, dos filósofos e teólogos, conservando o meu estado clerical. Entretanto, o livro é essencialmente literário, com predomínio de figuras de estilos como metáfora, sarcasmo, ironia e hipérbole”, disse.

O autor referiu que o livro faz um retrato da situação deprimente do povo angolano, vítima de circunstâncias históricas diversas  e, ao mesmo tempo, culpado da condição deplorável em que vive.
“Percebe-se que a culpa é partilhada por governados e governantes, embora muitos não admitam esta verdade por excesso de prudência hipócrita”, argumenta o autor, que sublinha as dificuldades financeiras para a edição e impressão dos exemplares previstos.

Referiu que a obra literária, com prefácio e posfácio dos padres Jacinto Pio Wakussanga e Nunes Félix, respectivamente, “é consequência do grito ignorado do povo angolano, que parece estar num cortejo de sofrimento em que  a única saída é a morte”.
“A Culpa dos inocentes”, com uma tiragem de mil exemplares, dos quais 500 já disponíveis para a sessão de lançamento e assinatura de autógrafo, chega ao mercado quatro anos depois da estreia de Velho Ekumbi no mundo da literatura, com a obra “Miséria de um povo rico”.

Mário Zezano, nascido em Benguela a 24 de Novembro de 1990, é sacerdote do clero arquidiocesano do Lubango. O escritor é licenciado em Teologia pelo Seminário Maior do Bom-Pastor, Benguela, em 2015, e em Filosofia pela Universidade São Tomás de Moçambique, Maputo, em 2019.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments