Domingo, Maio 19, 2024
Publicite Aquí
InícioNacionalBié: 402 doentes abandonam tratamento da tuberculose

Bié: 402 doentes abandonam tratamento da tuberculose

Em declarações à Angop, após a inauguração de uma das salas de internamento para crianças, a responsável  disse que muitos pacientes não cumprem o calendário de tratamento por ser longo, pois o tempo varia entre seis a 20 meses.

Essa atitude, segundo Simília Chipilica, é reprovável, já que os doentes, que deixam de tomar os medicamentos, podem infectar outras pessoas. A responsável, médica de profissão,  informou que 64  pessoas com a doença estão internadas  no hospital, e mil e 585,  entre as quais 209 crianças, recebem assistência ambulatória.

Doentes lamentam abandono 

A médica fez saber que oito pacientes internados foram abandonados por familiares há quase seis meses, supostamente por estarem a recuperar lentamente. Adelaide Cassela,  45 anos,  internada há quatro meses, disse que não compreende porquê foi abandonada por familiares. 

“Simplesmente deixaram de aparecer e não tenho mais informações deles”, lamentou, enaltecendo a forma como o hospital está a tratar os doentes,  “garantindo sistematicamente assistência médica e medicamentosa e as três refeições diárias”.

 Por seu lado, Laurinda Cassova,  também paciente internada, disse que há um mês que não recebe visita de parentes, estando, por isso, privada de alguns meios necessários para a sua recuperação. Com quadro diferente, Francisco Bundi, 21 anos , residente no município do Chinguar, recebe visitas regularmente de familiares. 

O jovem contraiu a doença há dois anos e, em face da gravidade, deslocou-se à capital do Bié, Cuito, em busca de tratamento. 
Remodelação e apetrechamento 

A sala de internamento para crianças foi remodelada e apetrechada pelo grupo solidário local denominado “Amigos do Sorriso”, no quadro do Natal solidário. A instituição dispõe de oito salas de internamento e três pavilhões para terapia intensiva, assegurados por 70 funcionários.

 Simília Chipilica disse que o hospital precisa, pelo menos,  mais 30 técnicos de Diagnóstico Terapêutico e Enfermagem para  responder às necessidades dos pacientes. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma micro-bactéria (Bacilo de Koch) que pode infectar vários órgãos, como  pulmão,  pleura, ossos,  sistema nervoso,  linfonodos, intestinos e o sistema genito -urinário, cuja  transmissão é directa de pessoa para pessoa , ao falar, espirrar ou a tossir.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments