Domingo, Maio 19, 2024
Publicite Aquí
InícioMundoBrasil confirma primeiro caso da Varíola dos macacos

Brasil confirma primeiro caso da Varíola dos macacos

Foi registado na tarde desta quarta-feira (8), o primeiro caso da doença monkeypox, mais conhecida por varíola dos macacos, na cidade de São Paulo.

Segundo os sites e canais de tv brasileiro, trata-se de um homem de 41 anos de idade, que teve os primeiros sintomas, como febre e dor muscular, em 28 de Maio, logo após uma viagem a Espanha.

À TV Globo, médicos disseram que, pela análise clínica, os sintomas e a característica das feridas são muito compatíveis com os efeitos da doença.

Neste momento, o paciente encontra-se em isolamento num hospital da capital Paulista.

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). A mesma manifesta-se com sintomas como febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas inespecíficos e semelhantes a um resfriado ou gripe. Em geral, de a 1 a 5 dias após o início da febre, aparecem as lesões cutâneas (na pele), que são chamadas de exantema ou rash cutâneo (manchas vermelhas). Essas lesões aparecem inicialmente na face, espalhando para outras partes do corpo.

De frisar que no passado Domingo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ter confirmado 780 casos de varíola de macacos em todo o mundo. Porém, a OMS assegura que a varíola dos macacos traz um “risco moderado” para a saúde pública mundial depois que casos foram relatados em países onde a doença não é endémica.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments