Terça-feira, Maio 21, 2024
Publicite Aquí
InícioActualidadeEleições EUA: Até ao lavar dos cestos é vindima

Eleições EUA: Até ao lavar dos cestos é vindima

Biden já conta com mais votos populares do que Obama em 2008. Bateu o recorde de votos de um candidato na história das eleições americanas. No entanto, as contas do Colégio Eleitoral ainda podem dar a vitória a Trump. Tudo vai depender de determinados Estados-chave. E poderemos ter de esperar dias para saber.

Estamos perante uma noite (e dia) eleitoral caótica. Apesar de ainda não haver resultados finais, as votações refletem uma América profundamente dividida entre Democratas e Republicanos.

Neste momento, Biden lidera as eleições com 238 votos no Colégio Eleitoral, enquanto que Trump soma 213. São necessários 270 votos dos “Grandes Eleitores” para chegar à Casa Branca. 

Apesar disso, Trump veio declarar-se vencedor da eleição a meio da noite – com milhões de votos por contar. Por esta altura, nem Biden nem Trump têm votos suficientes para anunciar uma vitória.

Os Estados decisivos para anunciar o vencedor

Neste momento, há cinco Estados que vão decidir as eleições: a Geórgia, a Pensilvânia, o Michigan, o Wisconsin e o Nevada. Ao todo, representam 98 votos no Colégio Eleitoral. Com 238 votos confirmados até ao momento, Biden precisa de segurar 32 destes 98 votos.

Quanto à Geórgia, Trump está à frente por 100 mil votos com 94% dos votos contados. No entanto, os votos que estão por contar são maioritariamente votos por correio – que são, por regra, de Democratas. Por essa razão, as previsões do New York Times indicam uma vantagem de 0.4% para Biden. Se se confirmar essa vitória, Biden fica a 16 votos de vencer.

Biden também aparece à frente no Michigan, que vale 16 votos eleitorais. De acordo com a Fox News, Biden vai à frente por décimas percentuais, enquanto se contam os votos finais. Se Biden conseguir segurar o Michigan e Geórgia, ultrapassa os 270 votos no Colégio Eleitoral e ganha as eleições.
No entanto, se Biden não vencer um destes dois Estados, não perde necessariamente as eleições – ainda pode garantir votos nos outros três “swing states”: Wisconsin (10 votos), Pensilvânia (20 votos) e Nevada (6 votos).

Dias de espera?

Caso Biden segure um dos três seguintes Estados – a Geórgia, o Wisconsin e o Michigan – o candidato Democrata poderá ser anunciado como vencedor até ao final do dia de hoje.

No entanto, caso a decisão se resuma ao Estado da Pensilvânia ou da Carolina do Norte, poderemos ter de esperar vários dias para saber quem vai ser o futuro presidente dos EUA – a Pensilvânia vai contar votos até sexta-feira e a Carolina do Norte até à quinta-feira da próxima semana.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments