Domingo, Maio 19, 2024
Publicite Aquí
InícioSociedadeNo Catambor, moradores mudam imagem do bairro

No Catambor, moradores mudam imagem do bairro

formação em empreendedorismo e gestão, para melhor gerirem os negócios. A consumação desse gesto de solidariedade resultou de uma campanha de recolha de donativos e valores monetários realizada dentro daquela comunidade, de Outubro a dez deste mês. 

“Depois de recebermos o grito de socorro das famílias, decidimos mobilizar os naturais e amigos do bairro, através das redes sociais e de uma campanha porta-a-porta, para que cada um apoiasse com o que tinha”, contou ao Jornal de Angola o porta-voz da associação, Manuel Fiel.

Dessa acção, resultou a recolha de vários bens de primeira necessidade e de mais de 500 mil Kwanzas. As famílias contempladas agradeceram o gesto da Associação. A ANAK promete realizar mais acções do género no próximo ano, para ajudar outras famílias que se encontram na mesma condição.

É a terceira vez que aquela associação, recentemente criada, realiza acto de solidariedade para apoiar famílias carentes da zona. A primeira ocasião ocorreu em Julho deste ano e permitiu angariar uma quantidade considerável de alimentos, que serviu para ajudar algumas famílias do bairro que se encontravam desprovidos de comida.

Manuel Fiel disse que, com a realização dessas campanhas de solidariedade, pretende-se promover a paz social dentro da comunidade e melhorar as condições de habitabilidade das famílias. Promover o espírito de inter-ajuda no bairro, fortalecer os laços de boa vizinhança, convivência e solidariedade entre os naturais, moradores, ex-moradores e amigos do Bairro Catambor fazem igualmente, parte dos objectivos dessas iniciativas.

Surgimento da iniciativa

A ideia para a criação da campanha de recolha de donativos para apoiar as famílias carentes foi criada por um grupo de moradores do bairro Catambor, denominado “Grupo solidário”. Ao aperceberem-se, no início da pandemia da Covid-19, da existência de uma família, naquela comunidade, que enfrentava muitas dificuldades, mobilizaram outros moradores a fim de se encontrar uma solução para o problema. 

“A informação tocou o coração de todos”, contou Manuel Fiel, tendo adiantado que o método aprovado pelos moradores, para ajudar aquela família, foi a contribuição monetária sem um valor estipulado.  
“Os moradores contribuíram em massa, tendo o valor total ultrapassado os 240 mil kwanzas”, realçou. A notícia sobre ajuda dada àquela família levou outras tantas, como as mesmas necessidades, a baterem à porta da Associação.

A Associação dos Naturais e Amigos do Bairro Katambor (ANAK) é uma instituição privada sem fins lucrativos, políticos e religiosos, com sede no bairro Catambor, Distrito Urbano da Maianga, em Luanda. Foi fundada no dia 18 de Julho de 2020, por cidadãos naturais, residentes, ex-residentes e amigos da zona. 

A instituição, cujo presidente é Paulino Lubambo, tem como finalidade congregar os naturais, residentes, ex-residentes e amigos do bairro em torno dos assuntos que interessem à comunidade. Um outro objectivo da ANAK passa por realizar e apoiar as actividades sociais, culturais, de solidariedade e entretenimento a nível do Catambor.

A ANAK tem trabalhado, igualmente, em acções para melhorar a imagem do bairro. A iluminação, por exemplo, já se conhece em muitas áreas, assim como, as ruas têm sido cimentadas. O Catambor é bairro vizinho do Margoso, Prenda, Maianga, Alvalade e Cassenda.

Fonte:JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments