Segunda-feira, Abril 15, 2024
Publicite Aquí
InícioNacionalNos primeiros seis meses do ano Tuberculose causa 30 mortes na Lunda...

Nos primeiros seis meses do ano Tuberculose causa 30 mortes na Lunda Sul

Trinta pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, morreram vítimas de tuberculose no Hospital Sanatório da Lunda Sul, nos primeiros seis meses deste ano, informou o director clínico da referida unidade, Félix Upale

Comparativamente a igual período de 2019, segundo o responsável, que falava à imprensa, houve um aumento de 10 mortes, e  mais seis casos diagnosticados (712 contra 706).

Como causas do aumento de casos, aponta a negligência e falta de seguimento das consultas por parte dos pacientes, destacando a tuberculose pulmonar como a mais predominante entre os casos registados.

A infecção por Hiv-sida, malnutrição, diabetes, alcoolismo e tabaco são alguns dos factores de risco apontados pelo responsável para se contrair a doença.

No período em referência, a unidade registou 13 casos de abandono de tratamento ambulatório.

Foram igualmente internados 134 pacientes, sendo que 112 receberam altas médicas, dando continuidade ao tratamento ambulatório.

O hospital atende, em média, dois pacientes/dia, sobretudo oriundos do exterior da província, uma vez que os municípios do Dala e Muconda não dispõem de serviços de baciloscopia.

O Hospital Sanatório da Lunda Sul possui uma capacidade de internamento para 30 camas e tem internados  13 pacientes, entre crianças, jovens e adultos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments