Domingo, Maio 19, 2024
Publicite Aquí
InícioPolíticaSIC abre “processo de averiguação” contra Edeltrudes Costa

SIC abre “processo de averiguação” contra Edeltrudes Costa

O Serviço de Investigação Criminal avançou com um “processo de averiguação” para apurar alegadas denuncias de branqueamento de capitais envolvendo a empresa EMFC Consulting, detida pelo gabinete do Presidente da República, Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa.

Fonte: Club-k.net

A abertura do chamado “processo de averiguação”, foi encorajada por uma denuncia foi formalizada no dia 9 de Julho do corrente ano, na qual o queixoso alega que a EMFC Consulting terá incorrido na pratica de “ocultação de valores não declarados e que deveriam ser revelados a administração tributaria, quanto ao pagamento de imposto industrial, referente aos exercícios econômicos dos anos de 2017, 2018, e 2019, no âmbito da lei no 19/2014 de 22 de Outubro, tendo em conta o volume de faturação, bem como operações bancarias suspeitas de branqueamento de capitais que evidenciam factos de natureza econômica”.

“Perante aos factos acima descritos, que indiciam existir praticas criminais, pelo que, ouso propor salvo decisão Superior em contrario, abertura do competente processo de averiguação, solicitando desde já o extrato de conta corrente da respectiva repartição Fiscal de Finanças e outras diligencias de interesse investigativo, com vista apurar a veracidade dos factos”, lê-se no oficio 145/01/10/DCCESP/20, que o Club-K teve acesso.


No dia seguinte o diretor da direção de combate aos crimes econômicos e contra a saúde publica do Serviço de Investigação Criminal, comissário Soares Dalla, remeteu o oficio N131/01.02/DCCESP/2020, ao Guine Único de Empresa solicitando os documentos da constituição da EMFC Consulting.


A EMFC Consulting foi constituída no dia 9 de Outubro de 2015 estado em nome de quatro “testas de ferro”, nomeadamente , Eva Mareni Pimentel Nelumba Baio, Liliana Madalena Joao Machado, Eurico Paz Costa, e Josimbar Emerson dos Santos de Almeida. No dia 25 do mesmo mês, estes quatros “testas de ferro” que trabalham como advogados emitiram uma procuração irrevogável a favor de Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa.


A TVI de Portugal reportou esta semana, uma reportagem relando como esta empresa do diretor do gabinete do Chefe de Estado angolano faturou milhões com negócios com o Estado. A EMFC Consulting tem contratos com a estatal SODIAM, empresas do sector da Energia, e presentemente está envolvida nas obras de modernização do novo Aeroporto Internacional de Luanda.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments