Terça-feira, Abril 16, 2024
Publicite Aquí
InícioSociedadeUniformização da ortografia está na forja

Uniformização da ortografia está na forja

A direcção da Comissão do Festival Tradicional Luvale (COFETRAL) eleita sábado, no Luena, província do Moxico, pretende uniformizar a ortografia da língua nacional luvale, durante o quadriénio 2020/2024.

A COFETRAL é uma organização do grupo etnolinguístico luvale, criada em 2000, para resgatar a identidade cultural do povo luvale, que habita, maioritariamente, em Angola e nas repúblicas Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia. Na província do Moxico, os luvales são mais expressivos no município do Alto Zambeze, onde vive igualmente a soberano deste povo, rainha Nhacatolo Tchissengo.
Após a sua eleição, durante a 3ª assembleia-geral de balanço, o novo presidente da COFETRAL, Francisco Chiwende Kwixi, disse à Angop que a uniformização da ortografia vai permitir a autenticidade da língua. Informou que o assunto está a ser analisado com peritos do Instituto de Línguas Nacionais dos ministérios da Cultura de Angola, da República Democrático do Congo e da Zâmbia, onde habitam os luvales. Apontou a promoção da língua, intercâmbio com outros países de África, bem como a união dos membros da COFETRAL para desenvolver as festas tradicionais. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments