Quarta-feira, Maio 22, 2024
Publicite Aquí
InícioPolíticaUNITA vai processar polícia por uso excessivo da força em manifestação de...

UNITA vai processar polícia por uso excessivo da força em manifestação de sábado

O deputado da UNITA, Nelito Ekukui, agredido sábado durante uma manifestação em Luanda, disse ter apresentado queixa contra a polícia, que acusou de usar de violência excessiva contra os manifestantes.

Temos pessoas presas desde sábado e achamos que a polícia agiu com zelo excessivo e violência gratuita ”, afirmou.

O secretário provincial da UNITA em Luanda lembrou ainda que há respaldo legal para o protesto e disse que vão “trabalhar com os coordenadores da manifestação” e cerca de 60 advogados para “abrir processo contra os excessos da polícia”.

Nelito Ekuikui, que falava a jornalistas nos tribunais do tribunal provincial de Luanda, onde vão ser julgados os mais de 100 manifestantes detidos sábado, disse que também vai enviar um relatório sobre os acontecimentos às embaixadas acreditadas em Angola.

“O que vimos desde o primeiro momento foi que havia violência policial e zelo excessivo”, disse ele.

“O presidente quis deixar uma mensagem muito clara de que reprimirá manifestações, cortará direitos e quer ensaiar uma ditadura”.

Questionado sobre se a UNITA também tenciona formalizar um protesto no parlamento, o deputado considerou que se trata de um órgão legislativo e não judicial, pelo que a reclamação deve ser apresentada às autoridades judiciais.

A manifestação de sábado passado em Luanda resultou na prisão de 103 pessoas, incluindo dirigentes da UNITA.

Na sexta-feira, o governo angolano emitiu novas medidas para combater e prevenir a Covid-19, num decreto sobre o Estado de Calamidade Pública, que entre várias restrições proibia aglomerações de rua de mais de cinco pessoas.

De acordo com o governo angolano, as forças da ordem foram recebidas com violência, “apedrejamento, queima de pneus na estrada”, e uma motocicleta da força pública, um caminhão de bombeiros, uma ambulância que ficou com vidros quebrados e um carro da unidade de trânsito foram queimado.

Lusa

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments