Terça-feira, Maio 21, 2024
Publicite Aquí
InícioCulturaKumuênho da Rosa coloca no mercado livro de entrevistas

Kumuênho da Rosa coloca no mercado livro de entrevistas

O jornalista Kumuênho da Rosa colocou, ontem, à disposição do público o livro “50 Entrevistas – Ditos e Reditos em Papel e Tinta”, em cerimónia realizada no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.
Uma homenagem aos 25 anos da carreira do autor, o livro reúne entrevistas publicadas no Jornal de Angola, feitas a diversas personalidades de várias áreas da vida social, e chega ao mercado com a chancela da Damer Gráfica, com uma tiragem de cinco mil exemplares.
O autor disse que uma das grandes entrevistas que fez durante a carreira foi com a professora Rosa Roque, a mentora do grupo musical As Gingas do Maculusso, mas que “infelizmente não está no livro por não poder recuperar a tempo a matéria”.
No prefácio da obra, o veterano jornalista Filomeno Manaças, antigo administrador de Conteúdos da Edições Novembro e que acompanhou de perto a trajectória do autor no Jornal de Angola, observa que “na voragem das edições diárias não nos damos conta do valor documental das entrevistas (…). Eis, pois, a forte razão por que estas 50 entrevistas, assim reunidas em obra livresca, ganham obviamente outra dimensão.”
No posfácio, Paula Simons considera o livro um valioso contributo para a preservação e reprodução da memória colectiva angolana. O livro, escreve, “tem o mérito de nos recordar que a entrevista jornalística se converte facilmente em documento histórico, na medida em que nos deparamos com testemunhos de acontecimentos passados (frequentemente recentes) que servirão de fonte para historiadores e, por conseguinte, sujeitas à selecção e à análise crítica.”
A cerimónia de lançamento do livro foi testemunhada por várias figuras, com destaque para a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, o antigo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, o antigo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, os jornalistas Filomeno Manaças, Luísa Rogério, Teixeira Cândido e Drumond Jaime, presidente do Conselho da Administração da Edições Novembro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recent Comments